A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da 1ª Delegacia Regional em Uberlândia, deflagrou na última quinta-feira (30) a Operação “Cavalo de Troia”. A ação de sucesso teve como principal objetivo desarticular e prender uma quadrilha especializada em furtos de caminhonetes Hilux que vinham avançando na cidade nos últimos dias.

A Operação, coordenada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, resultou em números expressivos: cinco pessoas presas em flagrante, cinco automóveis apreendidos, incluindo caminhonetes furtadas, e o desmantelamento de um desmanche de veículos que operava ilegalmente no bairro Osvaldo Rezende.

O nome da operação faz referência direta ao método estratégico e dissimulado de atuação da quadrilha. Os criminosos utilizavam veículos de passeio furtados e adulterados como “cobertura” para se aproximar das caminhonetes e praticar os furtos de maneira planejada, sem levantar suspeitas.

A ação da Polícia Civil logrou êxito após a abordagem a um veículo de passeio no bairro Luizote de Freitas. O carro estava adulterado e era usado pelo grupo nos furtos das caminhonetes. Dois membros da quadrilha foram presos neste momento.

Em seguida, as equipes policiais se deslocaram para o bairro Pequis, onde recuperaram uma caminhonete furtada havia três dias, que estava escondida em uma residência.

Os outros integrantes da associação criminosa foram detidos em uma oficina no bairro Osvaldo Rezende, que funcionava como o desmanche das caminhonetes. No momento da prisão, eles estavam desmontando dois veículos. No local, também foi encontrado um caminhão F-1000 adulterado, utilizado para transportar as peças dos veículos.

Os cinco presos, com idades entre 25 e 36 anos, foram autuados por quatro crimes, incluindo receptação e associação criminosa. Três deles já possuíam antecedentes criminais por furto, roubo e tráfico. Os acusados foram levados para o Presídio Professor Jacy de Assis, onde permanecem à disposição do Poder Judiciário.

Veja a reportagem completa: