Fonte: Divulgação Polícia Civil

A apuração para identificação dos envolvidos em um roubo ocorrido na Fazenda São José, em Pirajuba, no Triângulo Mineiro, levou a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) a desarticular um grupo criminoso que atuava na região.

Na madrugada do dia 3 de agosto, indivíduos armados entraram na propriedade rural e anunciaram o assalto. Ocorreu uma reação por parte das vítimas, sendo que um dos assaltantes foi baleado e outro ficou ferido.

A partir dessa ocorrência, policiais civis de Uberaba iniciaram as diligências, identificando um dos suspeitos como sendo Ney Alves Lemes, foragido da cadeia pública de Perdizes, desde 2013. Ney constava nos registros policiais como suspeito de vários roubos na região de Uberaba. Desde a sua fuga, ele não havia sido encontrado pela polícia.

De posse dessa informação e por ter conhecimento dos comparsas que agiriam junto a Ney, a equipe policial descobriu que o investigado sempre utilizava do apoio de seus parentes próximos – filhos e genro. Segundo apurado, os dois filhos foram presos com Ney, no ano de 2013, pela mesma modalidade criminosa (roubo a propriedades rurais). Naquele mesmo ano, Ney, os filhos e demais integrantes da quadrilha renderam um agente penitenciário e evadiram da cadeia pública. Entre os filhos suspeitos de envolvimento nos crimes, estão Fernando Henrique Alves Lemes e Wesley Ferreira Lemes.

Com informações de que Ney e sua família estariam morando na zona rural de Colômbia (SP), a PCMG montou uma operação para desarticulação do grupo criminoso, somando esforços de policiais civis de Uberaba, Frutal e do estado de São Paulo. A primeira incursão policial se deu no Assentamento Rural Formiga, em Colômbia (SP). Com a extensão do sítio e a visibilidade da chegada dos policiais, dois homens conseguiram fugir. Mas a Polícia Civil contou com uma testemunha que orientou os trabalhos de identificação da organização criminosa.

Na residência, após buscas, os policiais acharam diversos materiais de origem suspeitamente ilícita, o que foi confirmado quando fotos foram publicadas em rede social e a notícia da apreensão chegou aos ruralistas de várias cidades da região do 5º Departamento de Polícia Civil em Uberaba. No momento, ao menos vinte vítimas reconheceram seus pertences no sítio vistoriado.

Os policiais encontraram diversas armas de fogo, arma de airsoft e armas de chumbinho. Possivelmente, são produtos de roubo e também utilizados nas práticas de assaltos. Foram encontradas ainda várias munições de diversos calibres. Outros objetos com suspeita de uso ilícito também foram arrecadados pela PCMG, dentre eles estavam defensivos agrícolas, maquinários agrícolas, ferramentas, televisões de última geração e de diversos tamanhos, semoventes com e sem marcação.

Polícia Civil de Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *