O novo prédio da Unidade Técnico-Científica da Polícia Federal em Uberlândia foi inaugurado nesta sexta-feira, 9. O investimento foi de R$ 4,3 milhões. De acordo com Almir Soares, chefe da delegacia de PF da cidade, com a nova estrutura, totalmente moderna, a PF espera fortalecer o trabalho da perícia federal em Uberlândia e nos 88 municípios da região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e noroeste de Minas Gerais na solução de crimes.
Com isso, espera-se também melhorar o tempo de resposta na solução de crimes, porque exames que antes eram feitos em Belo Horizonte poderão ser realizados aqui, na UTEC de Uberlândia.
Segundo Luiz Spricigo, diretor do Instituto Nacional de Criminalística, na prática o trabalho irá contribuir até mesmo nas questões de treinamentos para policiais de outras corporações.
Até a inauguração, a Utec ocupava cinco salas do prédio da delegacia da PF e tinha apenas dois laboratórios. Agora, são 1.350 metros quadrados e diversos laboratórios. Quatorze peritos criminais federais vão atuar nos laboratórios de meio ambiente, engenharia, química forense, geomática, eletrônica, documentoscopia e informática. Com a estrutura, a unidade passa a ser considerada uma das maiores do gênero no Brasil.
Para Luiz Spricigo, os índices criminais são altos e por isso este trabalho técnico-científico é tão importante.
A construção foi possível graças aos recursos obtidos por meio das parcerias. O ex-chefe da delegacia Carlos Henrique Cotta D’Ângelo, que participou do processo, comemora os resultados, visto que não teve dinheiro público na obra.
https://admin.v9vitoriosa.com.br/policia/novo-predio-do-complexo-da-policia-federal-em-uberlandia-abrigara-uma-utec-e-a-ficco/
No local: Repórter Marcelle de Paula