A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) anunciou, nesta quarta-feira, 22, em coletiva à imprensa, o planejamento de segurança do Carnaval 2017 para Belo Horizonte e interior do estado. Na capital, serão sete mil policiais militares atuando para a segurança dos foliões. Já no interior, haverá 29 mil policiais com atribuições entre o policiamento ordinário e o carnaval. Os anúncios foram feitos pelo coronel Mauro Lúcio Alves, diretor de Apoio Operacional (DAOP), e coronel Winston Coelho Costa, comandante de Policiamento da Capital (CPC).
Oficialmente a operação de carnaval começa nesta quinta-feira, 23, mas já nesta quarta haverá um empenho especial da PM para o bloco “Chama o Síndico”, com concentração marcada para o encontro das avenidas Afonso Pena e Brasil, na região central da cidade, ainda no início da noite.
De acordo com o comandante da DAOP, a PM empenhará policiamento em 75 municípios que receberão festas carnavalescas de médio ou grande porte. Haverá ainda, para apoio aéreo da Polícia Militar, um helicóptero na região do Triângulo Mineiro, outro no Sul e outro no Norte do Estado. Na capital, dois estarão disponíveis.
O coronel Mauro Lúcio Alves informou que, além dos 29 mil homens destinados para o interior, a segurança será reforçada, diariamente, com 97 etilômetros distribuídos nas rodovias estaduais. Além disso, oito radares móveis serão utilizados em Belo Horizonte.
Em anos anteriores, antes de Belo Horizonte se tornar um local de grande procura no carnaval, o CPC enviava homens para o interior para as grandes festas de carnaval em algumas cidades. Contudo, 2017 marca o movimento contrário: o interior mantém seu efetivo e recebe um reforço de 600 homens, e a capital concentra o empenho dos militares da Academia de Polícia Militar (APM), setores administrativos e militares que estavam de férias e folga.
O patrulhamento e fiscalização nas ruas da capital mineira durante o carnaval do ano passado, quando foram empenhados 6,5 mil militares num carnaval com estimativa de público, pela Prefeitura de Belo Horizonte, de dois milhões de pessoas, já havia sido considerado uma grande exigência.
Em 2017, com uma previsão de 2,4 milhões de pessoas, a PMMG acompanhou a solicitação de mais efetivo e, segundo o coronel Winston, além dos 7 mil homens, serão 1,5 mil viaturas e dois helicópteros atuando para garantir o sossego dos foliões e das pessoas que permanecerão na cidade, a trabalho ou descansando, e que não são afeitas a folia.
A Polícia Militar também já está afinada com todos os organizadores do Carnaval 2017 e até mesmo com os blocos autorizados para fazer a segurança ao longo de seus respectivos trajetos. Contudo, a partir do horário de encerramento dos desfiles, às 23h, a orientação é a dispersão das pessoas para o retorno seguro para seus domicílios. E, caso haja perturbação da ordem ou impedimento do direito de ir vir de moradores, o comandante do CPC fez o seguinte recomendação: “A Polícia Militar está preparada para o carnaval e esperamos que os foliões respeitem os limites, não façam uso imoderado de bebida alcóolica, frenquentem blocos autorizados, respeitem os horários, direitos dos moradores dos locais aonde vão acontecer desfile de blocos”.
Agência Minas