A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou, nesta sexta-feira, 9, a Operação Carnaval nas estradas sob sua jurisdição. A ação terminará na próxima quarta-feira de cinzas, dia 14.
Em entrevista para a equipe de reportagem da TV Vitoriosa, o Inspetor Leonardo Pires disse o principal foco da PRF será combater motoristas que fazem uso de bebidas alcoólicas e dirigem. Assim, o bafômetro deve ser bastante utilizado pelos policiais durante a fiscalização.
“Nós nos preocupamos muito, nesse período do ano, com essa mistura de álcool e direção, então sempre utilizaremos esse equipamento em todas as abordagens. Convidaremos todos os condutores a fazerem o teste, por que é uma mistura que potencializa muito o índice de acidentes graves”, disse.
Outro foco da PRF será fiscalizar se motoristas não estão ultrapassando o limite de velocidades das vias. De acordo com o inspetor, radares móveis devem ser utilizados durante a operação para evitar esse comportamento de muitos condutores.
“Nós temos elevados índices de excesso de velocidade, por conta das condições delas. Então, tentaremos coibir esse comportamento com o uso dos radares móveis em nossas três rodovias sob nossa circunscrição” disse.
A PRF também estará de olho em motoristas que realizarem ultrapassagens em locais proibidos e fiscalizará o uso de equipamentos de segurança, como cinto de segurança, cadeirinha para crianças e capacete em motociclistas.
Informações: Vinícius Lemos