Na manhã desta quinta-feira (6), servidores da Receita Federal de Uberlândia e Uberaba, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, deflagraram a Operação Recauchutagem, com o objetivo de reprimir o comércio ilegal de pneus importados em Uberlândia e região.
Caminhões com placas do Paraguai, carregados de arroz, vinham daquele país com os pneus importados e, ao chegarem em Uberlândia, descarregavam a carga lícita e trocavam os pneus importados por pneus usados, posteriormente retornando ao Paraguai. Os pneus trazidos ilegalmente, depois seriam vendidos em locais não autorizados para o comércio de pneus importados.
Nesta fase da Operação foram apreendidos 130 pneus, no valor total estimado em R$ 156 mil e quatro carretas pegas em flagrante em borracharias do Bairro Tibery, em Uberlândia.
Participaram dos trabalhos 6 servidores da Receita Federal, entre Auditores-Fiscais, Analistas-Tributários e Administrativos, com apoio de 4 Agentes da Polícia Rodoviária Federal.
A Operação continuará ocorrendo ao longo do ano em Uberlândia e em outras cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e a Receita Federal alerta para o fato de que os envolvidos nessa prática criminosa, além de receberem multa e terem o perdimento das mercadorias e de seus veículos, terão também seus nomes representados ao Ministério Público Federal para a apuração da prática de descaminho. A Receita Federal também alerta para o perigo do uso de pneus contrabandeados, já que não possuem certificação de qualidade do Inmetro e outros órgãos de qualidade.