O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (12/11), do lançamento do planejamento estratégico 2020-2025 da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). O plano contém as diretrizes da instituição para os próximos cinco anos e foi entregue pelo chefe da Polícia Civil, delegado Wagner Pinto, e os 12 conselheiros da instituição.
As iniciativas abrangem a racionalização dos procedimentos internos para maior agilidade, qualidade da atuação e maior alinhamento e interação com a sociedade.
O governador Romeu Zema destacou a importância das diretrizes para nortear o trabalho da segurança.
“É uma satisfação enorme saber que a Polícia Civil tem essa preocupação e está fazendo algo tão importante como este planejamento estratégico. Também é muito bom saber que temos todo esse aparato estruturado para que a instituição saiba o caminho que seguirá. Isso está dentro do contexto de melhoria e mais eficiência da máquina que nós tanto precisamos”, afirmou.
Resolutividade de crimes
Zema também ressaltou que o plano vai ao encontro do esforço do Executivo para fortalecer a segurança pública no Estado.
“Com toda certeza, o planejamento está focado em maior resolutividade de crimes, em melhorias das operações, e isso tudo vai refletir para o cidadão. É o que nosso governo tem procurado”, disse.
Neste ano, o governador nomeou 112 escrivães e 25 delegados, que concluíram o curso de formação no mês de abril. Em 2019, houve a formatura de 520 novos investigadores para ampliar o efetivo da instituição.
Serviço à população
O delegado Wagner Pinto enfatizou a importância desse apoio para melhorar o serviço oferecido à população.
“Agradeço ao governador e ao vice-governador por essa sensibilidade e preocupação em relação à situação da Polícia Civil do Estado de Minas. Para nós, policiais civis, é de suma importância a modernização e reestruturação para que possamos fazer trabalho de excelência e investigação criminal de qualidade. Nosso principal objetivo é continuar contribuindo com a redução dos índices de criminalidade”, afirmou.
Também participaram da entrega o vice-governador, Paulo Brant; o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet; o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), general Mario Araujo; o controlador-geral do Estado (CGE), Rodrigo Fontenelle; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Rodrigo Sousa; entre outras autoridades.
As 10 diretrizes definidas no plano
1 – Fomentar a cultura de gestão estratégica e governança: Criar e implantar ferramentas, procedimentos, metodologias e modelos de gestão para direcionar, monitorar e avaliar o desempenho institucional.
2- Fortalecer a gestão de processos: Racionalizar os processos internos da organização em todos os níveis desde sua identificação até seu mapeamento, diagnóstico e aperfeiçoamento.
3- Desenvolver competências e valorizar o servidor: Avaliar o mérito profissional e valorizar o corpo funcional, motivando todas as categorias e formando um grupo coeso e de alto desempenho.
4- Garantir a utilização oportuna e sustentável dos recursos logísticos e financeiros: Racionalizar o emprego do patrimônio e dos recursos materiais da instituição. Inclui o acompanhamento e controle sistemáticos dos processos de aquisição de bens e serviços, bem como da execução dos contratos, agindo de forma proativa e preventiva.
5- Aprimorar os instrumentos de monitoramento e avaliação de resultados: Definir metodologias e adotar medidas destinadas à construção de indicadores para acompanhamento e avaliação dos resultados das iniciativas desenvolvidas, contribuindo para superar déficit de dados, indicadores e informações sobre segurança pública.
6- Fortalecer a gestão do conhecimento: Desenvolver, sistematizar e disseminar os conhecimentos, habilidades e práticas dos servidores.
7- Ampliar a transparência na gestão pública: Adotar ações de prevenção, orientação, detecção e supervisão das atividades, visando ao estabelecimento de ferramentas de controle abrangentes e razoáveis para apuração de desvios de conduta, bem como de prestação de contas à sociedade.
8- Aprimorar e ampliar o atendimento e a proteção ao cidadão: Elevar o índice de satisfação do cidadão com os serviços prestados pela PCMG. Inclui o desenvolvimento e implantação de melhorias nos protocolos de atendimento ao cidadão, especialmente às populações vulneráveis.
9- Fortalecer a imagem institucional: Aumentar a credibilidade institucional, a proteção da imagem, defesa e segurança institucionais.
10- Garantir que a investigação criminal e seus resultados sejam oportunos: Elucidar infrações penais de forma técnica e célere, assim como exercer com excelência as funções de polícia judiciária.