Uma solenidade cívico-militar, realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia, celebrou os 21 anos de criação da 9ª Região de Polícia Militar (9ª RPM) de Minas Gerais. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 21, e contou com a presença de empresários e autoridades.
O comandante da 9ª RPM, Coronel Cláudio Vitor, participou da solenidade e enalteceu todo o trabalho e o empenho dos policiais militares da região para reduzir a criminalidade.
“Os dados estão aí, com a redução consistente de homicídios, 55%, 37% (a menos) de roubos. É uma alegria muito grande, um avanço que conseguimos em um período curto de um ano e oito meses, com indicadores tão positivos. Fruto do trabalho de toda a tropa e apoio dos poderes constituídos aqui na cidade”, disse.
Diversas autoridades do município foram homenageadas pela Polícia Militar. Elas receberam o chamado Galhardete, uma insígnia com o escudo da 9ª RPM produzido em cristal marano.
Um dos homenageados foi o promotor Daniel Marotta Martinez, coordenador do Grupo de Ações Especiais de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia, que também reconheceu os frutos do bom trabalho feito pela parceria entre a polícia e o Ministério Público.
“Uberlândia talvez seja o exemplo mais evidente do sucesso dessa parceria. Além do Gaeco, temos o NIC, o Núcleo de Investigações Criminais, também uma parceria entre a 13ª promotoria de Justiça e a Polícia Militar, com resultados extremamente positivos. Essa integração é necessária para que o trabalho tenha maior êxito”, disse.
E a própria CDL, que emprestou seu auditório para a realização do evento, também aproveitou a ocasião para elogiar todo o trabalho realizado pela 9ª RPM.
“Quem garante a segurança é a Polícia Militar. E a Polícia Militar de Minas Gerais é exemplar. Aqui em Uberlândia, por exemplo, na pessoa do comandante Cláudio Vitor, a polícia tem reprimido o crime de forma bastante ostensiva. E com isso, ele protege não só o comércio, como o serviço e a todos os cidadãos”, disse Cícero Novais, presidente da CDL de Uberlândia.
Informações: Rodrigo Silva