A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Unidade de Enfrentamento aos Crimes de Fraudes, prendeu em flagrante na tarde desta quarta-feira (17), no bairro Alto Umuarama, um homem de 36 anos, suspeito de aplicar sucessivos golpes em postos de combustíveis de Uberlândia.

O caso mais recente, que serviu de estopim para a captura, aconteceu na madrugada da última segunda-feira (15), no Posto Talismã. Imagens de segurança mostraram um veículo VW/Virtus, de cor chumbo e sem placas, abastecendo o tanque. Após o serviço, o condutor simulou uma falha na transação do cartão para enganar o frentista e fugiu em alta velocidade sem efetuar o pagamento. O vídeo da ação viralizou nas redes sociais, gerando revolta e ajudando na identificação do suspeito.

Foi utilizado o monitoramento de mídias sociais e o cruzamento de dados para localizar o investigado. Os detalhes da operação revelam o planejamento do autor: no condomínio onde mora, o carro estava com placas, mas o sistema interno confirmou que o homem as retirava propositalmente antes de cometer os crimes para dificultar o rastreio. O veículo, registrado em nome da esposa do suspeito, já possuía múltiplos registros de ocorrências similares desde março deste ano.

O investigado foi cercado e preso na área comum do condomínio no momento em que saía de seu apartamento. Ele foi autuado pelo crime de estelionato, que prevê pena de um a cinco anos de reclusão. Após os procedimentos na Delegacia, ele foi encaminhado ao Presídio Professor Jacy de Assis, onde permanece à disposição da Justiça. O veículo utilizado nas fraudes foi apreendido e removido ao pátio credenciado do Detran.