A Polícia Civil prendeu uma organização criminosa, investigada por crimes ocorridos em Prata e Santa Vitória, com abordagem violenta às vítimas. Ao todo são quatro presos, em razão de mandados de prisão preventiva.
Os roubos a propriedades rurais nos municípios chamaram a atenção e as investigações ao bando começaram no início de fevereiro deste ano. As equipes cumpriram 19 mandados de busca e apreensão domiciliar.
Conforme apurado pela PCMG, os suspeitos teriam invadidos as propriedades em busca de maquinários, como tratores e retroescavadeiras, além de defensivos agrícolas. Os levantamentos apontam também que a abordagem às vítimas era feita de forma violenta e elas chegavam a ser amarradas.
As investigações foram realizadas pelas Delegacias de Polícia Civil em Prata e Santa Vitória, com apoio da Delegacia Especializada em Crimes Rurais de Uberlândia. As informações levantadas pelas equipes indicam que o grupo atuava também no estado de Goiás. Durante as apurações da PCMG, os alvos foram identificados e novas prisões deverão ocorrer.
Na operação foram empenhados 40 policiais civis e 40 policiais militares, e empregadas 26 viaturas. Os mandados judiciais foram cumpridos nos municípios de Ituiutaba, Canápolis e Centralina. Após a formalização dos procedimentos na Delegacia de Polícia Civil, os suspeitos foram encaminhados ao Sistema Prisional e se encontram à disposição da Justiça.
As investigações foram presididas pelos Delegados Cleiton Costa Viana e Elifaz de Douza Ferreira Uehara.
Devido a incidência dos crimes, o 54ºBPM intensificou operações com foco na prevenção criminal na zona rural, obtendo êxito na recuperação de 3 tratores, sendo um produto de furto no estado do Mato Grosso do Sul e recuperado no município de Centralina no dia primeiro de abril, sendo presos dois autores por receptação; e outros 2 tratores recuperados na data de 21 de abril, na BR 153, entre Canápolis e Centralina, após os autores cometerem o roubo em uma propriedade na zona rural de Canápolis e transportarem o maquinário em uma carreta. Nessa ação foi preso um autor, de Itumbiara, e recuperados além das máquinas, vários produtos do roubo na fazenda.
As polícias incentivam aos cidadãos que tiverem mais informações sobre os autores, assim como o paradeiro dos tratores, a denunciarem através do Disque Denúncia Unificado (DDU) 181 ou diretamente à PC ou PM.