Procura por agências de receptivo turístico no estado cresce de maneira exponencial nessa edição do evento

A prova do crescimento do Turismo em Minas Gerais é o aumento da busca pelos receptivos turísticos mineiros. Durante os três dias da 48ª edição da Abav Expo & Collab, realizada em Fortaleza (CE), foi intensa a procura de operadoras e agências pelos receptivos. Foram mais de 150 atendimentos do tipo no estande presencial da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) no evento, sem contar os atendimentos virtuais realizados no site da Abav.

Para se ter uma ideia do crescimento pelos receptivos, o aumento foi 50% em comparação com o que registrado na edição anterior da feira, quando foram cerca de 100 atendimentos na Abav Expo, considerada uma das maiores e mais importantes eventos de Turismo de Negócios da América Latina.

A maior parte da busca era por receptivos nos destinos mais procurados em Minas Gerais, sendo as cidades históricas, região de Capitólio, Sul de Minas, Serra da Canastra, Belo Horizonte e Inhotim.

Uma das pessoas buscando a lista de receptivos é a consultora turística Laís Ramos, da Paraíba. Ela oferta pacotes de viagens para o público de terceira idade e afirma que o estado mineiro oferece destinos que aliam o valor histórico e cultural. “Minas possui uma oferta muito interessante de patrimônios históricos, que interessam muito o meu tipo de público. Ter acesso à lista dá mais segurança para o nosso trabalho”, afirmou.

O diretor de Sourcing Terrestre da CVC, Bruno Heleno, também fala do sucesso das rotas mineiras criadas pela agência. Ele afirma que são três pacotes e a procura é alta. “O diferencial de Minas é a singularidade envolvendo as cidades históricas, além da questão cultural e gastronômica”, ressaltou.

Minas Recebe
Para atender a busca pelos receptivos, a Secult desenvolveu o programa Minas Recebe, que tem por finalidade melhorar a qualidade e apoiar a comercialização dos serviços e produtos turísticos oferecidos pelas agências e operadoras de turismo receptivo do estado.

Ao todo, 85 agências mineiras foram habilitadas no Minas Recebe 2021. Todas elas cumpriram os requisitos básicos, que são: possuir sede em Minas Gerais; ter registro ativo no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ); ter registro ativo no Cadastur como agência de turismo; possuir inscrição municipal e ter autorização do órgão municipal competente para emissão de nota fiscal ou documento equivalente; operar e comercializar produtos turísticos de Minas Gerais; e possuir site, blog ou rede social que divulgue informações atualizadas sobre os produtos turísticos mineiros comercializados.

A superintendente de Marketing da Secult-MG, Fernanda Fonseca, atribui o aumento da procura pelos receptivos turísticos mineiros como resultado da retomada e crescimento do Turismo em Minas Gerais.

“As empresas buscam receptivos visando segurança física e sanitária, principalmente nesse momento. A atuação do Governo de Minas com o Programa Minas Consciente, alcançando a marca de estado mais seguro do Brasil, além de ações como o Reviva Turismo, por meio da Secult, explicam o sucesso do Turismo em Minas”, explica Fernanda.

Próxima edição da Abav Expo
Durante o terceiro dia da Abav Expo & Collab foi escolhida a próxima cidade anfitriã do evento, prevista para 2022. A escolhida foi Recife, em Pernambuco. Neste ano, o evento realizado em Fortaleza de forma híbrida presencial e virtual e marcou a retomada da feira de forma itinerante.

Agência Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *