(Imagem: Gage Skidmore/Flicrk)

Joe Biden, 77 anos, derrotou o presidente Donald Trump e foi eleito presidente dos Estados Unidos. O resultado saiu às 13h30 deste sábado (7.nov). O democrata conquistou 284 delegados, segundo a agência norte-americana Associated Press. Até o momento, Trump tem 214 delegados.

A primeira missão é unir um país dividido ainda mais com a campanha. A judicialização da eleição é o principal fator dessa polarização política. A personalidade de Trump -inicialmente estranha entre os próprios republicanos- leva o país a uma fissura poucas vezes registrada.

Depois de resolvida a judicialização, Biden terá outras dificuldades. A pequena margem de votos mostra a força eleitoral de Trump, que deixa a Casa Branca para ser o maior símbolo da oposição ao futuro governo Biden. A partir de agora, só deixa a política se quiser. O trumpismo veio para ficar.

O republicano conquistou, por exemplo, uma parcela do eleitorado latino, que era tido como mais próximo da campanha de Biden. A vitória na Flórida é o principal sinal de que parte dos norte-americanos descofiam da política dos democratas.

Quem é o vencedor

Biden possui uma longa carreira na política, que começou quase por acaso. Formado em Direito, conseguiu emprego em um escritório de um político democrata, que o incentivou a se filiar ao partido. Ganhou sua primeira disputa para o Senado em 1972, onde elegeu-se para sete mandatos consecutivos. Em 2009, assumiu a vice-presidência da República na chapa de Barack Obama.

Ao longo da trajetória como senador, Biden teve forte presença em debates internacionais e negociações com a oposição. Mas também entrou em tensão com outros nomes do Partido Democrata por sua postura mais ao centro, que incluiu se posicionar contra pautas progressistas e a favor de guerras – posições das quais se arrependeria depois.

Na vida pessoal, perdeu a esposa antes de assumir o primeiro mandato como senador e quase desistiu da política para cuidar dos filhos. Casou-se novamente cinco anos depois.

Em 2020, Biden venceu as eleições primárias do Partido Democrata assumindo atitude mais moderada e conciliadora que os outros competidores, defensores de mais à esquerda. Derrotou candidatos como os senadores Bernie Sanders, Elizabeth Warren e Kamala Harris – a última escolhida para ser a sua vice na chapa presidencial, agora a presidente eleita.

A votação

As eleições presidenciais nos Estados Unidos são decididas pelo sistema de colégio eleitoral. Quando um eleitor vota, a sua escolha não é contabilizada diretamente na pontuação final do candidato; em vez disso, cada estado tem a sua própria disputa. O candidato que conseguir a maioria de votos em uma unidade federativa abocanha o número de delegados que compete a ela.

Ou seja: se Trump consegue a maioria dos votos na Flórida, que tem 29 delegados, ele ganha todos estes na contagem final. A prioridade dos candidatos não é conquistar o número máximo de eleitores no país, mas construir maioria em estados valiosos.

SBT