A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Distritais e o Canil Municipal, com parceria com a IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos iniciou nesta terça-feira, 22, as castrações gratuitas de cães.

A IMEPAC cedeu todos os equipamentos da sala de castração e sob supervisão do Veterinário da Prefeitura, os alunos efetuarão as castrações.

O Centro de castração foi construído dentro do Canil Municipal pela Prefeitura, porém encontrava-se desde sua construção com a documentação irregular. Por determinação do Prefeito Marcos Coelho, toda a documentação foi regularizada e a sala de castração já está apta para funcionamento.

Segundo o Médico Veterinário da Prefeitura, Cláudio Eustáquio de Morais Júnior, a parceria com o IMEPAC só vem a somar, pois além dos equipamentos, os alunos terão oportunidade de aprender na prática, “Parcerias como essa são de extrema importância, tanto para o município, quanto para o IMEPAC. Hoje estamos iniciando as castrações com os animais que estão sob nossa guarda aqui no canil. Mas também iremos efetuar castrações para os animais dos protetores e da população em geral, conforme pré-agendamento e avaliação conforme cada necessidade”, explicou.

Prioritariamente serão efetuadas as castrações nos cães errantes (cães de rua que já estão sob a responsabilidade do canil municipal) e em cães semi-errantes (são cães comunitários ou que estão sob a guarda dos protetores).

Haverá a partir de hoje uma lista de interesse para o serviço. O interessado deverá entrar em contato através do telefone diretamente no Canil Municipal e deixar o nome para um agendamento para uma consulta com o Veterinário. Após a consulta e a realização dos exames necessários, a cirurgia é marcada. As cirurgias serão efetuadas sempre nas segundas e terças-feiras, e os pré-operatórios como avaliações e solicitações de exames nas quartas, quintas e sextas-feiras.

Segundo o Diretor do Canil, Guilherme Borges Pereira de Carvalho, o canil hoje atende 54 cães que foram recolhidos da rua por estarem doentes, “Recebemos dezenas de ligações diariamente para resgate. Infelizmente não temos espaço suficiente para acolher todos. Dessa forma pedimos à população que não abandonem animais na rua. Se todos nós fizermos nossa parte diminuiremos a grande de quantidade de animais abandonados nas ruas de nossa cidade”, enfatizou.

“Inicialmente serão castrados três cães por dia e em pouco tempo queremos chegar a seis. A Prefeitura de Araguari irá custear todo o custo da cirurgia de castração, porém o pré e o pós-operatório será de responsabilidade do dono do animal”, relatou Guilherme.

O Prefeito de Araguari, Marcos Coelho (MDB), a castração é um ato de responsabilidade, “Além de evitar a superpopulação de animais nas ruas, a castração traz benefícios ao próprio animal como a redução do risco de doenças. Ao evitarmos animais abandonados pelas ruas, evitando que eles sofram maus tratos”, destacou