A possibilidade foi ventilada pelo vice-governador Mateus Simões (PSD) em conversa exclusiva com o Aparte

As movimentações políticas em decorrência das eleições de outubro ganham força em Minas Gerais. O Secretário de Governo e da Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP), é pré-candidato ao Senado e pode se afastar em breve para disputa eleitoral.

A legislação estabelece prazo de seis meses de desincompatibilização para autoridades que ocupam alguns cargos públicos e desejam se candidatar para o Senado.

O ex-senador Castellar Neto (PP) deve ocupar a cadeira de secretário de estado de Governo. A informação já vinha circulando nos bastidores, mas a possibilidade foi ventilada pelo vice-governador Mateus Simões (PSD) em conversa exclusiva com o Aparte

Desde fevereiro de 2025, Castellar trabalha junto com Marcelo Aro na Secretaria de Governo. Ele foi nomeado como consultor para ajudar na articulação política dentro do governo e entre diferentes órgãos, além de oferecer suporte técnico e assessoria nas questões relacionadas ao Poder Legislativo.

Para Mateus Simões, Castellar ocupar a vaga de secretário deixada por Marcelo Aro é o “mais natural”, considerando que ele já vinha trabalhando na pasta.

Castellar Neto

Castellar Guimarães Neto é natural de Coronel Fabriciano (MG), bacharel em Direito pela Universidade Fumec, especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre em Direito Penal e Política Criminal pela Universidade Sorbonne.

Ele foi conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais, entre 2016 e 2018, além de membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e do Instituto de Ciências Penais (ICP).

Em julho de 2024 assumiu uma das três cadeiras de Senador por Minas Gerais, após licenciamento de Carlos Viana (Podemos) para a disputa da eleições à Prefeitura de Belo Horizonte.

Em 2026, Castellar retornará ao cargo de presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF). Castellar Neto foi um dos vice-presidentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).