O impacto da atual crise financeira na execução das políticas sociais, no Triângulo Mineiro, será discutido nesta sexta-feira (13/9/19), na Universidade Federal de Uberlândia, a partir das 19 horas. A audiência pública será realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a pedido da deputada Andréia de Jesus (Psol).
De acordo com informações da assessoria parlamentar, as políticas sociais e afirmativas, sobretudo nas áreas da educação e saúde, estão sob ameaça, não só em âmbito estadual como também no plano nacional, em função de medidas já adotadas pelos governos de Romeu Zema e Jair Bolsonaro.
Para se contrapor a esse cenário, a deputada Andréia de Jesus defende que a população, em especial os movimentos sociais, sindicais, de entidades religiosas e culturais, além dos assentamentos urbanos e rurais, devem se mobilizar a fim de que sejam identificadas as consequências do “desmonte” das políticas sociais e construídas estratégias de resistência.
Segundo a parlamentar, a Universidade Federal de Uberlândia desempenha relevante papel no desenvolvimento econômico e cultural da região e também se encontra em situação de risco, inclusive com o recente contingenciamento do seu orçamento pela União. “Precisamos pensar saídas para a crise também nas cidades do interior”, salienta Andréia de Jesus.
Convidados – Foram convidados a participar da audiência a coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Uberlândia, Jorgetânia da Silva Ferreira; e o coordenador-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Subsede Uberlândia), Guilherme de Faria Graciano; dentre outros.
Evento: Audiência da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)
Data e horário: Sexta-feira (13/9/19), às 19 horas
Local: Universidade Federal de Uberlândia