As obras de revitalização da sede do Parque Estadual do Pau Furado continuam sendo realizadas na unidade de conservação ambiental e não foram afetadas pelo incêndio ocorrido na semana passada. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), para evitar novos focos de queimadas na vegetação, está executando aceiros na área próximo à rodovia.
Na área administrativa, na antiga sede da fazenda, estão em instalação novas janelas e portas. Também já foi realizada a troca do telhado, após a reforma na estrutura. As melhorias fazem parte das condicionantes do licenciamento ambiental do Sistema Capim Branco, e seguem o cronograma da obra, prevista para ser concluída no fim do ano. De acordo com a supervisora de projetos ambientais do Dmae, Letícia Leão, as ações abrangem a parte administrativa e também o paisagismo. “A reforma com o intuito de melhorar a estrutura física para os frequentadores do Parque”.
Criado em 2007, o Parque Estadual do Pau Furado (que abrange os municípios de Uberlândia e Araguari) conta com uma área total de 2,1 mil hectares. Na unidade de conservação que abriga o bioma Cerrado, com pequenas intercorrências do bioma Mata Atlântica, já foram identificadas 932 espécies de fauna e flora.
Melhorias
O pátio (onde era o antigo curral da fazenda) terá o embarcadouro recuperado e vai receber piso de blocos, iluminação e placas com mapas das trilhas e informação aos visitantes. No escritório, o forro, o piso e a cobertura serão trocados. Novas portas de madeiras serão instaladas. Na parte da segurança, serão instalados 29 sensores de presença para ajudar no monitoramento. A casa de apoio e o bicicletário também estão sendo contemplados.
Prefeitura de Uberlândia