Para as eleições deste ano, além dos eleitores de Uberlândia e outras cidades do país utilizarem a biometria para votar, a população também conta com o aplicativo e-Título, uma versão digitalizada do título de eleitor que dispensa a apresentação da versão física do documento.

Para que o eleitor faça uso dele, é preciso ter um smartphone com sistema Android ou iOS e baixá-lo. Em seguida, basta instalá-lo no aparelho e preencher os dados solicitados para poder usá-lo.

Steferson Lopes, chefe do cartório eleitoral de Uberlândia, explicou que o aplicativo também possui outras informações importantes para o eleitor.

“O e-Título foi criado para o eleitor ter, no seu celular, o seu título. Consta também a sessão onde ele vai votar, a escola em que ele vota. Consta também algumas certidões que ele pode olhar ali, no celular, pra ficar digital o título eleitoral”, disse Steferson Lopes, chefe do cartório eleitoral de Uberlândia.

Desta forma, o eleitor possui três formas de votar no próximo domingo: levar apenas com o documento de identidade, apresentar o título de eleitor e o documento de identidade ou mostrar o e-Título pelo smartphone.

Lopes explicou que quem optar por usar o e-Título no dia da eleição, não precisa mostrar o documento de identidade, Mas lembrou que quem não fez o recadastramento biométrico não conseguirá usar o aplicativo para votar.

“Só lembrando que quem não fez a biometria, ele não tem o e-Título completo, não sai a foto dele. Então, o e-Título, no dia da eleição, se não tiver com a foto, não é válido para fazer a votação”, explicou.

O estudante Mateus Andrade, de 22 anos, é uma das pessoas que utilizará o e-Título para votar neste domingo, justamente por conta da facilidade e comodidade oferecidos pelo aplicativo.

“O e-Título tem uma função muito boa que é na questão de você não carregar aquele papelzinho na carteira, andar com carteira é muito perigoso. Hoje, prefiro muito mais andar com meu telefone e consigo essa facilidade e praticidade”, disse.

Informações: Marina Caixeta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *