Fonte: Sérgio Murilo/Reprodução TV Vitoriosa

O Plenário do Congresso Nacional aprovou esta semana, no dia 16, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021 que inclui a Emenda 27680001, de autoria do deputado federal Weliton Prado (PROS).  A emenda inclui entre as prioridades e metas do Orçamento para o próximo ano a obra de construção do novo pronto-socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

“Uberlândia tem um déficit de mais de 800 leitos e, com a ampliação do Hospital, serão 249 novas unidades. Nesse momento de pandemia, é fundamental termos os recursos para concluir e já iniciar o funcionamento de parte da unidade”, destacou Weliton Prado.

A LDO foi aprovada primeiro pelos deputados na forma do substitutivo do relator, senador Irajá. Em seguida, o Senado aprovou o texto nos termos do parecer na Câmara que agora aguarda sanção do presidente.

Dessa forma, foi dado mais um passo para assegurar a conclusão da obra que teve a retomada anunciada esse mês. Além da aprovação da emenda na LDO, o deputado Weliton Prado conseguiu a confirmação da liberação – ainda esse ano – de R$ 10 milhões para o andamento da obra.

Em 2011, como membro da Comissão Mista de Orçamento, Weliton Prado conseguiu incluir Uberlândia no Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais – REHUF para que a obra fosse autorizada. O então Ministro da Saúde, atendendo a um pedido do parlamentar, anunciou o início da obra do novo pronto-socorro.

Após a UFU vencer os entraves jurídicos e anunciar o reinício da obra em 2019, como membro da Comissão Mista de Orçamento, Weliton Prado conseguiu aprovar a priorização da construção do novo pronto-socorro na LDO 2020 e no PPA -Plano Plurianual 2020-2023.

No Orçamento da União, deste ano, o parlamentar conseguiu aprovar a Emenda 71140010 no valor de R$ 20,001 milhões. O pagamento da emenda chegou a ser autorizado, mas em seguida foi bloqueado porque a obra foi paralisada novamente para finalizar o impasse jurídico da Universidade com a empresa que a executava. No início de dezembro, a UFU então apresentou o consórcio responsável pela retomada da obra de ampliação do Hospital de Clínicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *