
Em visita a Uberlândia na manhã desta quinta-feira, 16, Romeu Zema (Novo) anunciou a entrega de oito respiradores e um cardioversor para o município. Ao lado do secretário de estado de saúde, o governador também falou de novos protocolos que serão adotados no programa Minas Consciente.
Os equipamentos foram adquiridos com recursos de ação judicial movida pelo estado contra as mineradoras Samarco e Vale, em razão do rompimento da barragem em Mariana. Entre os oito respiradores entregues ao município, cinco são do tipo invasivos e 3 não-invasivos. Eles vão possibilitar a abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Santa Catarina, e assim ampliar a capacidade de atendimento a pacientes da covid-19 em Uberlândia e região.
O programa Minas Consciente também foi pauta do encontro. Essa semana o prefeito Odelmo Leão anunciou que entrou com um embargo declaratório contra a liminar que obriga o município a seguir as normas do programa. Sobre esse assunto, o governador desconversou. Já o secretário de estado disse que o governo está formulando novos protocolos para o programa levando em conta as particularidades de cada município e o contexto pandêmico atual.
Jaki Barbosa