Maior navio da Marinha chega ao porto de São Sebastião e terá hospital de campanha

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou, nesta 5ª feira (23.fev), que o governo federal já liberou R$ 60 milhões para as cidades atingidas pelas chuvas no litoral norte de São Paulo.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O chefe da pasta também disse que a gestão Lula estuda repassar o mesmo valor para os planos de Defesa Civil apresentados pelos municípios prejudicados por temporais, como os registrados no último fim de semana em São Paulo.

Na última 3ª feira (22.fev), o governo repassou R$ 7 milhões para São Sebastião, o município mais teve prejuízos com os deslizamentos e enchentes. “A gente fala de despesas que temos com Exército, Marinha, Defesa Civil, o que foi viabilizado pelo Ministério da Economia, via Receita Federal”, declarou o ministro.

Segundo o Góes, um plano de reconstrução está sendo feito pelas prefeituras das cidades que devem focar na construção de casas nas das cidades atingidas. Ao ser questionado sobre uma possível falha no sistema de alerta de risco, o ministro disse que é necessário retomar programas, como o PAC Encosta.

“Isso não se resolve do dia para a noite, precisamos de políticas públicas. Agora, temos a retomada do investimento e a retomada é importante ser articulada com a comunidade local. Só o esforço da Defesa Civil de dar alerta não funciona. Precisamos estruturar esse sistema de alerta local”, completou.

Veja a entrevista dos ministros: