Com a limitação da circulação das pessoas devido ao isolamento social provocado pelo coronavírus (Covid-19), os pequenos negócios tiveram que investir em novos canais de vendas. De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae, entre os dias 30 de abril e 5 de maio, 34% dos empreendimentos mineiros estão apostando nas vendas pelas redes sociais, sites, aplicativos ou telefone.

De acordo com o estudo, 44% dos estabelecimentos mineiros tiveram que adaptar o funcionamento do seu negócio. Uma das medidas tomadas foi a criação de estratégias para as vendas à distância. “Com o coronavírus, as pessoas não deixaram de comprar. O que mudou foi a forma como adquirir e entregar. Neste período, a comodidade e a segurança das compras online, sem dúvida, será um diferencial para quem quiser sair na frente”, explica o Superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

Ainda segundo a pesquisa, dos pequenos negócios mineiros que estão apostando nas vendas online, 32% estão usando as redes sociais, 10% utilizam aplicativos de entrega e/ou telefone e 5% estão vendendo pelo site.

Além dos canais de vendas online, os empresários podem adotar estratégias que influenciem na decisão do cliente, como: oferecer flexibilidade na troca de produtos, estender o prazo e não cobrar valores de frete. “O ideal é criar experiências novas e estratégias não só atrair clientes, mas também para fidelizá-los”, afirma Rocha.

Outra dica é estar sempre em contato com consumidor, informando sobre as medidas de segurança que a empresa tem tomado. “São mensagens e atitudes que mostram o que está sendo feito para combater o vírus e a preocupação da empresa para assegurar a saúde do cliente”, diz o Superintendente do Sebrae Minas.

Como vender online

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