De acordo com o Censo 2022, cerca de 11,5 milhões de brasileiros com mais de 15 anos não estão alfabetizados
O Ministério da Educação lançou, nesta quinta-feira (6), um pacto para a superação do analfabetismo e qualificação de jovens e adultos.
De acordo com o Censo 2022, cerca de 11,5 milhões de brasileiros com mais de 15 anos não estão alfabetizados. 68 milhões – um terço da população brasileira – não concluíram o ensino básico.
Este quadro afeta as minorias com mais força. A taxa de analfabetismo de pessoas pretas (10,1%) e pardas (8,8%) corresponde a mais que o dobro da registrada entre brancos (4,3%). A de indígenas é quatro vezes maior (16,1%).
Fortalecer a educação de jovens e adultos é o objetivo do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O programa terá ações multidisciplinares. Serão investidos R$ 4 bilhões ao longo de quatro anos.
“O MEC fez uma avaliação de fatores de sucesso da EJA dentro da faixa etária dos mais idosos. E o fator que foi considerado mais importante pra eles não abandonarem as aulas foram os óculos. Daí a importância de o Ministério da Saúde estar conosco nesse pacto”, afirma Camilo Santana, ministro da Educação.
SBT News