Nísia Trindade Lima será a primeira mulher no comando da pasta da Saúde
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta 5ª feira (22.dez), mais 16 nomes que chefiarão os ministérios do novo governo. Dos 37 ministros, 21 já foram indicados e, destes, 6 são mulheres. O Ministério da Saúde terá, por exemplo, pela primeira vez uma mulher no comando — a atual presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima.
Nísia foi a primeira mulher a ser presidente na Fiocruz, cargo que ocupa desde 2017. Ao lado de outros pesquisadores, especialistas e ex-ministros, ela integrou o Grupo Técnico da Saúde no governo de transição.
Já o Ministério da Cultura será chefiado pela cantora e compositora Margareth Menezes. Aos 60 anos, ela tem uma longa carreira na música, com mais de 10 álbuns lançados e indicações ao Grammy. A cantora, que também é atriz e compositora, se tornou um dos principais nomes do Carnaval de Salvador e esteve ligada a partidos de esquerda da política baiana.
Para o comando do Ministério da Gestão, foi indicada a economista Esther Dweck, que já integrou o ministério do Planejamento e é, atualmente, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Conselho Federal de Economia (Cofecon) concedeu a Esther o prêmio de Mulher Economista de 2021.
No ministério da Mulher, está Aparecida Gonçalves. De Campo Grande (MS), é consultora de políticas públicas contra a violência de gênero e já ocupou a Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres nos governos Lula e Dilma Rousseff.
A jornalista, professora e ativista Anielle Franco chefiará o Ministério da Igualdade Racial. Irmã de Marielle Franco, Anielle é diretora do Instituto que leva o nome da vereadora assassinada em 2018. Em seu perfil oficial no Twitter, falou sobre a indicação para o governo. “Não será um ministério isolado. Vamos trabalhar com todos os ministérios para recuperar o retrocesso que foi feito nos últimos anos e para avançar de uma forma urgente, necessária e inédita na garantia de direitos e dignidades para o nosso povo e construir o Brasil do futuro”, disse.
Quem estará no comando do Ministério da Ciência e Tecnologia será Luciana Santos, atual vice-governadora de Pernambuco. Ela é também presidente do PCdoB e foi deputada federal entre 2010 e 2018. Luciana foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora do estado, eleita em 2018 junto com Paulo Câmara (PSB).