O prefeito de Uberlândia Odelmo Leão gravou um vídeo nesta quinta-feira, 10, afirmando que o município vai entrar com ação judicial para manter Uberlândia na onda amarela do Programa Minas Consciente. A afirmação foi publicada em uma rede social.
No vídeo Odelmo discorda dos cálculos feitos pelo governo do estado, que inseriram a cidade na onda vermelha. Por exemplo:
“As incidências de casos em 31 de agosto era 232 para cada 100 mil habitantes. Em 7 de setembro era 250 para cada 100 mil habitantes. No cálculo desta semana colocaram que o nosso crescimento era de 16% e não é verdade, foi de 7,3%. A positividade do período nossa é de 34,7% e saiu esta semana que é de 54%.”
Segundo o prefeito, o programa estadual considerou apenas os exames de RT-PCR, enquanto a instrução do Ministério da Saúde manda considerar todos os testes realizados. “Uberlândia realiza em média 6 mil testes por semana. Então eu acho que o estado tem que reconsiderar”, disse.
A decisão do governo estadual em incluir Uberlândia na onda vermelha, foi tomada na última terça-feira depois de uma reunião feita pelo grupo executivo do centro de operações de emergência em saúde pública, que levou em consideração o aumento no número de casos de Covid-19. A mudança já vale a partir deste sábado, 12.