Mesmo com o decreto de calamidade financeira, que entrou em vigor na última quarta-feira, 21, a Prefeitura de Uberlândia anunciou um investimento em torno de três milhões de reais para a aquisição de modernos equipamentos de informática para modernizar sistemas de tecnologia. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito nesta quinta-feira, 22.
A medida visa modernizar e agilizar os serviços de tecnologia presentes dentro da prefeitura. A última atualização dos equipamentos de informática ocorreu em 2010. Seis novos servidores serão comprados e já entrarão em funcionamento no ano de 2019, o que melhorará o processamento de dados, passando de 14 para 150 terabytes.
Os 3,3 milhões de reais que serão investidos pelo prefeitura integram o Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), que é financiado em Uberlândia pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A atualização de equipamentos irá acelerar diversos processos dentro das secretarias da prefeitura, que também ajudarão a população. Uma das novidades anunciadas é o Alvará Sanitário Eletrônico.
A partir de agora, caso o fiscal vá até um estabelecimento e não note nenhum problema, o alvará será expedido no sistema na mesma hora e o comerciante poderá imprimi-lo ao acessar o portal da Prefeitura de Uberlândia. Anteriormente, o comerciante precisava ir até o Centro Administrativo para pegar o documento.