Veículos e espaços de embarque e desembarque serão monitorados via câmeras online pelas empresas concessionárias
Com o objetivo de reforçar a segurança no transporte público municipal e melhorar a qualidade do serviço oferecido na cidade, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), lançou, nesta quarta (12), o videomonitoramento online dos 407 veículos, que correspondem à frota total das três empresas concessionárias que operam na cidade.
O sistema foi implantado pela Ubertrans e abrangerá também as 24 estações de ônibus dos corredores das avenidas João Naves de Ávila e Segismundo Pereira, somando 24 espaços de embarque e desembarque, que compõem o Sistema Integrado de Transporte (SIT). As medidas são mais um reforço na segurança pública e no transporte público anunciado pelo prefeito Paulo Sérgio durante os 100 primeiros dias de seu mandato.
A apresentação da nova tecnologia de videomonitoramento dos ônibus em Uberlândia e das estações dos dois corredores foi feita pelo prefeito Paulo Sérgio, secretários municipais e outras autoridades na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal na manhã desta quarta-feira.
“A segurança em Uberlândia é uma das prioridades da nossa gestão. No transporte público, também estamos empenhados em reforçar esse trabalho para que todos usuários e os profissionais envolvidos com esse serviço transitem com tranquilidade, comodidade e proteção. Com esse novo sistema, que também contará com um botão do pânico nos ônibus, para ser acionado em caso de situações emergenciais, e o apoio das forças de segurança pública nessas ações de vigilância, passamos a oferecer à nossa população um transporte coletivo ainda mais seguro e com mais qualidade”, afirmou o prefeito Paulo Sérgio.
Cada veículo e cada estação das avenidas contempladas terão quatro câmeras com monitoramento feito em tempo real pelas empresas e pela central de monitoramento presente na Ubertrans. As imagens, se necessário, podem ser compartilhadas com as forças de segurança pública. O sistema de videomonitoramento será operado por dez pessoas treinadas para fazer os acompanhamentos das imagens. Ao todo, vão operar 1.724 equipamentos de imagens, que funcionarão diariamente nos ônibus do transporte público e nas 24 estações dos corredores das avenidas João Naves e Segismundo Pereira, que serão monitoradas 24 horas por dia. O investimento total no sistema, feito pelas concessionárias, foi de R$ 2,1 milhões.