Uberlândia já registra 603 casos confirmados e 15 mortes confirmadas de coronavírus. Os números ainda são crescentes.

Após liberação do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 de vários setores do comércio de forma escalonada, agora neste fim de semana foi anunciada a reabertura dos Shoppings da cidade e, nesta sexta-feira, 22, a Prefeitura Municipal divulgou no Diário Oficial do Município (DOM) a permissão para clubes e autoescolas retomarem as atividades.

Os dois setores não entram no escalonamento de atividades, portanto podem funcionar sem restrição de dias. Foram dois meses com as portas fechadas.

No caso dos clubes, a autorização é parcial. O número de visitantes deverá se limitar a 70% da ocupação máxima. Além disso, assim como em qualquer lugar, todos os funcionários, colaboradores, associados e frequentadores deverão usar máscara durante o período de permanência no estabelecimento.

Outra restrição absoluta é o funcionamento de espaços e atividades em piscinas, saunas, academias, ginásios, quadras esportivas, parques de diversão, salão de jogos, brinquedotecas e churrasqueiras. Também não são permitidas atividades esportivas coletivas com ou sem contato físico, nem eventos de qualquer natureza.

Bebedouros devem ser desativados, bem como sistema biométrico, catracas e banhos. Vestiários serão apenas para sanitários e trocas de roupas. Profissionais deverão aferir a temperatura de todos que entrarem. Todos em estado febril não entram.

Medidas de higienização como álcool em gel 70%, pulverizadores e lavabos deverão estar disponíveis.

Já nas autoescolas, as aulas teóricas presenciais e as aulas práticas necessárias ao processo de formação e especialização de condutores deverão adotar os protocolos estabelecidos pelo Detran-MG, pelo programa Minas Consciente, além de protocolos gerais de saúde e medidas sanitárias.