Aliança entre os partidos que já ocorre em Brasília, pode chegar a Contagem e Uberlândia

Os dias frios deste final de outono prometem esquentar com possíveis mudanças no jogo de xadrez da política. Em pauta, os apoios aos pré-candidatos a Prefeitura de Uberlândia e a indicação dos nomes que irão compor chapas como vice-prefeitos.

A aliança tida como certa entre Progressistas e União Brasil parece correr risco de não acontecer. Ao menos é o que indica fontes direto de Brasília, onde tudo é definido.

O Progressistas tem como pré-candidato a prefeito de Uberlândia, o atual vice-prefeito, Paulo Sérgio Ferreira. O grupo político do qual fazem parte Paulo Sérgio e o deputado estadual, Arnaldo Silva, líder do União Brasil em Uberlândia, não chegou ainda a um consenso sobre a indicação do vice.

Onde o PT e a deputada federal Dandara entram?

Paralelo às conversas em Uberlândia, há a real possibilidade de PT e União Brasil estarem juntos em Contagem. A terceira maior cidade de Minas tem como prefeita, Marília Campos (PT), que buscará seu 4º mandato. Marília busca costurar uma chapa ampla com partidos que já fazem parte de sua base no município.

Senador Rodrigo Pacheco e Marília Campos, prefeita de Contagem. Redes sociais

O nome mais cotado para ser vice na chapa de Marília Campos é o advogado Jorge Periquito (União Brasil), que tem como padrinho político, o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Periquito preside o diretório do União Brasil em Contagem e vem reunindo lideranças da cidade e participou ativamente da montagem das chapas de vereador na cidade. Pensando na sucessão do Governador Zema, Pacheco vê com bons olhos a aliança com o PT.

Semelhante ao que pode acontecer em Contagem, a pré-candidatura a prefeitura de Uberlândia da deputada federal Dandara (PT) poderá receber o reforço do União Brasil com uma possível indicação do vice. Informações dão conta de que Dandara aceitaria o vice do União Brasil.

Vale lembrar que o União Brasil tem três ministérios no governo Lula: Comunicações, Turismo e Desenvolvimento Regional.