Assim que terminarem os testes do Butantan com a Coronavac o Ministério da Saúde vai responder de forma definitiva sobre o financiamento das doses. A ordem do presidente Jair Bolsonaro é liberar recursos para qualquer imunizante que tenha eficácia comprovada. A avaliação é que como o governo federal já investiu no apoio aos testes da vacina de Oxford e da Covax-Facility, a ordem é esperar os resultados antes de liberar mais dinheiro para a fase de testes.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro determinou que o Ministério da Saúde voltasse atrás na decisão de financiar os estudos da Coronavac, vacina produzida por um laboratório chinês em parceria com o Butantan. O ministro Pazuello anunciou a decisão em uma reunião com governadores, mas foi desautorizado no dia seguinte por Bolsonaro. A decisão de só liberar mais recursos depois da conclusão dos testes vai estar também na resposta que a presidência da República precisa encaminhar ao STF.

O presidente, no entanto, não vai abrir mão e vai seguir defendendo que a aplicação das doses em cada indivíduo não pode ser obrigatória, independentemente, da decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal

SBT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *