A Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais emitiu alerta para a falta de soro antiofídico e soro antirrábico no estado. A situação é crítica e acomete não só Minas Gerais, mas várias regiões do Brasil.
Os soros que são fornecidos pelo Ministério da Saúde não são distribuídos em todo território nacional desde o mês de junho por irregularidades em dois dos três laboratórios que produzem os soros. As adequações haviam sido solicitadas pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A redução na produção dos imunobiológicos, como resultado, já impacta toda a rede de atenção à saúde do Brasil. A SES não informou quando os estoques de soros serão regularizados.
Secretaria Municipal de Saúde recomenda que cuidados sejam redobrados.
Com o objetivo de prevenção a Secretaria Municipal de Saúde em Araguari pede que a população redobre os cuidados tanto com animais peçonhentos como também animais domésticos.
Animais domésticos são os principais transmissores do vírus da raiva. Uma das formas de prevenção é evitar o contato com os animais transmissores do vírus rábico. A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica terminou no último final de semana, porém é necessário redobrar os cuidados com cães e gatos que eventualmente estejam sem vacinação e morcegos infectados, pois são um grande risco.
Aos moradores da zona rural é indicado a instalação de telas em janelas e portas, evitando a entrada de animais. Na zona urbana, a indicação é evitar o contato com animais atropelados ou em situação de rua. Separar briga entre os animais é um grande risco de mordida, por isso e aconselhável não intervir. Vale lembrar que o cuidado com picadas de animais peçonhentos (cobras, aranhas, escorpiões) deve ser redobrado.