Recursos no valor de R$ 2 milhões da deputada Dandara garantiu a finalização da obra

Nesta sexta-feira (13), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) inaugura um novo espaço cultural no Campus Santa Mônica: o Teatro da UFU, no Bloco 5R. A entrega marca um momento histórico para a cultura de Uberlândia e região, reforçando o papel da universidade como promotora da arte e do conhecimento.

A finalização da obra do teatro foi viabilizada por recursos no valor de 2 milhões, articulados pela deputada federal Dandara Tonantzin (PT/MG), junto ao Ministério da Educação. A obra, iniciada em 2009, no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), estava paralisada desde 2012 por falta de recursos. Após mais de uma década de espera, a conclusão do projeto celebra a persistência e articulação em favor da cultura.

“Entregar o Teatro da UFU para a nossa cidade, depois de tantos anos de espera e desafios, é mais do que um ato simbólico, é a reafirmação de que a cultura deve ocupar um lugar central na vida das pessoas. A arte transforma realidades, amplia horizontes e fortalece nossa capacidade de construir uma sociedade para todos. Esse teatro não é apenas um espaço físico, mas um palco para dar visibilidade aos talentos do nosso povo, um lugar onde sonhos podem ganhar vida e histórias podem ser contadas. Hoje celebramos o passado de luta e o futuro de possibilidades para Uberlândia e região,” destacou a deputada Dandara.

Com capacidade para 215 pessoas, o Teatro da UFU será um local para apresentações culturais de porte intermediário, atendendo a artistas e comunidades de Uberlândia e região. A cerimônia de inauguração será realizada na noite de 13 de dezembro, com entrada gratuita. A programação, que incluirá apresentações de teatro, música, dança e cinema, segue até o dia 20 de dezembro e será divulgada nos canais oficiais da universidade.

O cinema, que será inaugurado no dia 18, às 17h, tem capacidade para 80 espectadores e também será um importante espaço cultural, oferecendo exibições gratuitas ou a preços populares, em um ambiente acessível e fora do circuito comercial.