A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quarta-feira (9.dez) que prorrogou por quatro meses, em caráter excepcional, a validade dos testes do Ministério da Saúde para detectar o novo coronavírus, que estavam perto de expirar.

A própria agência reconheceu, no entanto, que negou pedidos semelhantes da iniciativa privada e promete trabalhar em novas normas para que esses testes também possam ter a validade prorrogada.

As informações foram dadas pela diretora Cristiane Rose Jourdan Gomes, que participou na manhã desta quarta-feira (9.dez) de audiência na comissão da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Segundo o Ministério da Saúde, 6,79 milhões de testes do tipo RT-PCR estocados no armazém da pasta com prazo de validade entre dezembro e janeiro, além de aproximadamente 280 mil entre fevereiro e março. O volume com data de vencimento nos próximos dois meses foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo no último domingo (22.nov).

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União entrou em 23 de novembro com uma representação para que o TCU apure o eventual prejuízo aos cofres públicos no valor de R$ 290 milhões por conta do iminente vencimento do prazo de validade de milhões de testes RT-PCR, adquiridos pelo Ministério da Saúde para o diagnóstico do novo coronavírus.

SBT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *