Com gols de Luiz Araújo e Léo Pereira – o segundo nos minutos finais da partida no Maracanã -, o Rubro-Negro larga na frente do confronto das oitavas de final da Libertadores

Foi com emoção até o fim, mas o Flamengo venceu o Bolívar por 2 a 0, nesta quinta (15), e abriu uma importante vantagem nas oitavas de final da Copa Libertadores. Após abrir o placar com Luiz Araújo, no primeiro tempo, o Rubro-Negro encontrou dificuldades, quase sofreu o empate, mas ampliou com Léo Pereira, aos 44 minutos da segunda etapa no Maracanã.

Com o resultado, o time de Tite poderá até perder por um gol de diferença na altitude de La Paz, na próxima quinta (22) para avançar às quartas de final.

A bola rola às 21h30 (de Brasília) para Bolívar e Flamengo no Estádio Hernando Siles, na capital boliviana, a cerca de 3.640 metros acima do nível do mar.

Antes de subir para La Paz, o Flamengo volta as atenções para o Campeonato Brasileiro. No domingo (18), enfrenta o Botafogo, no Nilton Santos, a partir das 18h30. Veja a tabela!

Flamengo em cima

Como esperado, o Flamengo partiu para cima do Bolívar assim que a bola rolou no Maraca. A presença dos mais de 60 mil rubro-negros impactou no time boliviano, que demonstrou nervosismo.

O caminho encontrado pelo time de Tite foi pelo lado direita, com boas trocas entre Varela, Gerson e Erick Pulgar. Antes dos cinco minutos, dois escanteios perigosos ameaçaram o rival.

Aos 11, veio a primeira grande chance. Léo Pereira lançou, Arrascaeta invadiu a área e finalizou para defesa de Lampe. No rebote, Gerson chutou para fora, mas o impedimento foi marcado.FLAMENGO BOLIVAR LIBERTADORES CONMEBOL.jpg

Flamengo e Bolívar disputaram o primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores no Maracanã

Divulgação/Conmebol

Golaço de Luiz Araújo

O Flamengo seguiu pressionando e quase marcou aos 13. Após nova jogada pela direita, Gerson chutou, Pedro foi travado, Sagredo salvou em cima da linha o que seria o gol de Arrascaeta.

Aos 29, a rede balançou. O ataque em velocidade teve as participações de Arrascaeta e Pedro, que deixaram Luiz Araújo cara a cara com o goleiro do Bolívar: 1 a 0 e festa no Maracanã!pedro lkzui araujo bolivarr.jpg

Luiz Araújo engraxa as chuteiras de Pedro, quem o serviu com assistência na vitória do Flamengo sobre o Bolívar

Divulgação/Conmebol

Pedro pede para sair

O gol fez bem ao Rubro-Negro, que seguiu ditando o ritmo da partida sem ser ameaçado pelo rival, que só finalizado uma vez até então, com Oviedo girando em cima de Léo Pereira.

Aos 38, Pedro fez ótima jogada individual e partia para dentro da área, mas sentiu dores musculares e pediu para deixar o jogo. Gabigol, ovacionado, o substituiu.

Bolívar assusta no Maraca

O cenário mudou nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 42, o Bolívar trocou passes rápido na entrada da área e Rossi defendeu a finalização de Fábio Gomes.

Aos 44, Oviedo acertou uma pancada no travessão após dividida com Varela, mas o árbitro Wilmar Roldan – que foi condescendente com a cera – marcou falta do atacante boliviano.fla bolivar maracana.jpg

Arrascaeta, do Flamengo, e Anderson, do Bolívar, em disputa no Maracanã

Divulgação/Conmebol

Segundo tempo quente

Na volta do intervalo, a partida ganhou em emoção. O Flamengo seguiu tendo as melhores chances, mas o jogo físico colocou o Bolívar no confronto e aumentou a tensão.

Com a bola no chão, o time de Tite construiu bons lances, mas não os finalizou bem. A cabeçada de Arrascaeta, sem força mas no travessão, foi a que levou mais perigo aos 10.

Já a equipe de Flávio Robatto aproveitou o erro de Pulgar, no meio de campo, para armar contra-ataque, mas Rossi estava atento para sair e recuperar a posse antes de Oviedo.

Tite reforça o ataque

Precisando de um homem de referência e com o meio de campo pouco exigido defensivamente, Tite sacou o volante chileno para a entrada do centroavante Carlinhos aos 25.

O efeito foi imediato. Em questão de minutos, o camisa 22 finalizou duas vezes após jogadas pelas laterais, com Luiz Araújo e Ayrton Lucas, mas não foi feliz.

Com 30 minutos, já estava claro que o Bolívar estava satisfeito em perder “só” por 1 a 0 no Maracanã e voltar vivo para o confronto em La Paz. O time praticamente abriu mão de jogar.

No travessão de Rossi

Apesar disso, o Bolívar esteve bem próximo do gol. Aos 40, Luiz Araújo errou na intermediária e o ofereceu o contra-ataque que terminou com a cabeçada de Yomar Rocha no travessão.

Léo Pereira tranquiliza!

Aos 44, veio o segundo gol do Flamengo. Em cobrança de escanteio de Luiz Araújo, Léo Pereira subiu mais alto que todo mundo e desviou para balançar a rede: 2 a 0 aos 44 minutos!

Flamengo 2 x 0 Bolívar

Flamengo

Rossi; Varela (Wesley), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar (Carlinhos), De La Cruz, Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo e Pedro (Gabigol) – Técnico: Tite.

Bolívar

Carlos Lampe; José Sagredo, Anderson, Orihuela e Jesus Sagredo; Justiniano (Ervin Vaca), Ramiro Vaca e Saucedo; Bruno Sávio (Granell), Fábio Gomes (Yomar Rocha) e Oviedo – Técnico: Flávio Robatto.

Gols: Luiz Araújo (29’/1ºT) e Léo Pereira (44’/2ºT), do Flamengo
Cartão amarelo: Erick Pulgar e De La Cruz (FLA); Justiniano (BOL)
Cartão vermelho: Não houve.

Renda e público: R$ 3.057.608,00 / 60.536 pagantes / 65.381 presentes

Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: John Sanchez (COL) e David Alejandro Fuentes (COL)
VAR: Juan Ignacio Lara Luco (CHL)

Motivo: Ida das oitavas de final da Libertadores
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 14 de agosto de 2024, às 21h30 (de Brasília)

Itatiaia