Eliete é a primeira mulher a ocupar o cargo.

A médica Eliete Bouskela vai ser a primeira mulher a presidir a Academia Nacional de Medicina. Ela é natural de Uberlândia, tendo nascido em 12 de fevereiro de 1950.

Eliete iniciou seus estudos no Colégio Brasil Central onde fez primário, ginasial e o curso científico. O jornalista Ademir Reis, que foi colega de sala da Dra. Eliete, disse que a inteligência dela era além do normal. “Sabia tudo as vezes mais que os próprios professores.

Eliete Bouskela se formou pela Universidade Federal do Rio de Janeiro para onde se mudou nos anos 60. É professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Medicina da França.

ELIETE BOUSKELA

Eliete Bouskela nasceu em Uberlândia, estado de Minas Gerais em 15 de fevereiro de 1950, filha de Laura de Melo Bouskela e Elie Bouskela. É graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem Mestrado em Biofísica pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF- UFRJ, 1975) e Doutorado em Fisiologia também pelo IBCCF-UFRJ (1978) após 3 anos nos Estados Unidos da América onde a parte
experimental da tese foi feita (Mayo Clinic, Rochester – MN e University of Washington, Seattle – WA). Em 1987 foi fazer pós-doutorado na Suécia (University of Lund, Lund) onde fez docência em 1992.

Colaborou com esta matéria Ademir Reis.