A Polícia Militar de Meio Ambiente realizou a soltura de 13 aves na tarde desta quarta-feira, 21. Os médicos veterinários do Setor de Animais Silvestres do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia, deu alta médica para alguns animais que foram apreendidos e resgatados com ferimentos ou doentes.
As aves soltas foram: oito Canários da Terra, dois Curiós, dois Azulões e um Urubu. O local escolhido pelos policiais para este momento tão especial foi uma reserva florestal de cerrado, com abundância de comida, água e abrigo, onde os animais terão grande chance sobrevivência e o risco de migrarem para centros urbanos minimizados.
De acordo com sargento Eduardo Venâncio é gratificante ver a alegria desses animais ao serem soltos. “Vale pena todo o esforço que cada um dos Policiais Militares Ambientais fazem no dia a dia para resgatar estes animais, seja por motivos de doença, por serem filhotes ou advindos do tráfico ilegal dos animais”, afirma.
Eduardo ainda diz que quem mata, persegue, caça, apanha, ou utiliza espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização do órgão competente, ou em desacordo com a obtida, pode ser preso em flagrante delito conforme artigo 29 da Lei Federal 9605/98 “Leis dos Crimes Ambientais” que prevê uma Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.
Por Polícia Militar de Meio Ambiente