A Prefeitura de Uberlândia está empenhada em prevenir e combater o Aedes Aegypti – mosquito transmissor da dengue, chikungunya e da zica vírus, além da febre amarela. Para isso, diversas ações estão sendo realizadas, envolvendo várias secretarias em uma força-tarefa.
Com o Mutirão Cidade Limpa, a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico faz a roçagem e capina de lotes vagos, de canteiros centrais das avenidas e de praças, além de retirar entulhos de pontos críticos. Ainda dentro desse conjunto de ações, a Secretaria de Obras realiza o trabalho de tapa-buracos, já que neste período chuvoso os buracos se tornam locais de acúmulo de água, além de apresentar riscos para o trânsito.
Atualmente, o Mutirão está trabalhando na Zona Leste de Uberlândia e deve começar os trabalhos na Zona Norte da cidade na próxima segunda-feira (23). Até o momento, já foram retiradas 2.303 toneladas de lixo na Zona Leste, sendo 2.144 toneladas de entulhos e 159 toneladas de massa verde (materiais orgânicos retirados durante roçagem e capina de canteiros centrais e lotes vagos abertos).
O Mutirão é uma força-tarefa para intensificar os trabalhos da Prefeitura. Contudo, os serviços continuam sendo realizados normalmente dentro do cronograma de cada secretaria em toda a cidade.
A Prefeitura ainda dispõe de 12 Ecopontos para descarte de resíduos de materiais da construção civil, podas de árvores e lixo reciclado. Outro serviço é o Cata-Treco, que recolhe de forma gratuita objetos domiciliares descartados, como móveis e eletrodomésticos.
“É importante que a população nos ajude nessa força-tarefa tendo a consciência de não descartar lixo em local indevido pode acarretar problemas com animais peçonhentos e com o acúmulo de água, que vai atrair o mosquito Aedes Aegypti”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Dorovaldo Rodrigues Júnior.
Já a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, faz visitas diariamente às residências e escolas para verificar possíveis focos do Aedes Aegypti e orientar a população em relação à importância da limpeza dos quintais e aos cuidados de armazenamento de objetos para que não acumulem água. Ainda são feitos bloqueios pontuais em localizações onde houve registro de casos suspeitos de contaminação pelo mosquito.
Há também o serviço de recolhimento de pneus usados para que tenham a destinação correta e não tornem-se recipientes com água parada propícios a proliferação do Aedes Aegypti. O trabalho de recolhimento dos pneus em Uberlândia é feito desde 2005. As equipes do CCZ visitam as borracharias cadastradas para recolher os pneus que não têm mais utilidade. Atualmente, o Município tem 575 borracharias cadastradas.
Mas o coordenador do Programa de Controle da Dengue, José Humberto Arruda, reforça que a população também pode ajudar. “O morador que tiver pneus em casa ou souber de algum terreno baldio que tenha esses objetos pode solicitar o serviço de recolhimento. É só ligar no Centro de Controle de Zoonoses, que iremos até o local”, disse Arruda.
Além disso, as escolas municipais também estão passando por intensificação de trabalhos de organização pelo programa Escola Bem Arrumada. Uma das ações é roçagem e capina desses locais para que não acumulem água. Até o momento, o Escola Bem Arrumada já concluiu os serviços de capina e roçagem em 40 escolas municipais.
Locais e serviços para descarte correto:
Ecopontos:
1 – Bairro: Luizote de Freitas
Local: Rua Wilson Gonçalves de Souza, 10 (esquina com Rua Paulo Margonari)
2 – Bairro: São Jorge
Local: Avenida Serra do Mar, 411 (esquina com Avenida Serra do Espinhaço)
3 – Bairro Santa Rosa
Local: Rua Ângela Alckmin, 211 (esquina com Rua Elis Regina)
4 – Bairro Guarani
Local: Rua do Repentista, 350
5 – Bairro Roosevelt
Local: Rua Olívia de Freitas Guimarães, 950
6 – Bairro Daniel Fonseca
Local: Rua Itabira, 1720
7 – Bairro Morumbi
Local: Rua Mangaba, esquina com as ruas Ingá e Camaleão
8 – Bairro São Lucas
Local: Rua do Cientista esquina com Rua do Gari
9 – Bairro Tocantins
Local: Rua Docelino de Freitas Costa (Esquina com a rua Bernadete
Silva Arantes, ao lado do Condomínio Morada do Sol)
10 – Bairro Cruzeiro do Sul
Local: Rua Sudoeste (Esquina com a rua Pedro Quirino da Silva)
11 – Bairro Segismundo Pereira
Local: Sebastião Alves Nunes, 49 (Esquina com a rua Dr. Laerte V. Gonçalves)
12 – Bairro Mansour
Local: Rua Rio Corumbá, 20 (esquina com a Avenida Rio Nilo)
Cata-treco: solictação pelo telefone 3212-5356 das 8h00 às 17h00. O serviço é gratuito
Recolhimento de pneus: Ecoponto do Industrial (exclusivo para pneus)
Endereço: avenida José Andraus Gassani, 4.655
Centro de Controle de Zoonoses: 3213-1470
Secom