Um servidor comunicou a UFU (Universidade Federal de Uberlândia) por telefone e alegou que a instituição e seus alunos descumpriram as normas de uso
A prefeitura de Uberlândia cancelou a cessão dos espaços públicos que havia cedido para disputa das Olimpíadas Universitárias da Universidade Federal de Uberlândia, no sábado (15).
Isso aconteceu devido às manifestações pró-Lula feita por alunos no dia anterior, na abertura do evento, durante o hino nacional, os estudantes faziam o “L” com a mão.
A UFU se manifestou com a seguinte nota:
“Durante a cerimônia de abertura da Olimpíada Universitária, ocorrida em 14 de outubro de 2022, na Arena Sabiazinho, durante o canto do Hino Nacional houve manifestação de natureza política por parte de estudantes, sendo esta espontânea e pacífica.
A UFU foi surpreendida através de contato telefônico com o cancelamento contratual referente ao uso de espaços administrados pela Prefeitura Municipal de Uberlândia na manhã do dia 15 de outubro. Isso compromete o andamento dos jogos da Olimpíada. Naquele mesmo dia, a UFU acionou formalmente a Prefeitura, com cópia ao Ministério Público Federal. Naquela ocasião, a UFU buscou reverter esta situação e, também, solicitou que a Prefeitura, de qualquer forma, formalizasse o ato administrativo.
Quanto ao possível descumprimento de cláusulas contratuais, a UFU não foi acionada formalmente sobre nenhum incidente. Inclusive, o uso dos espaços utilizados nos dias 14 e 15 de outubro ocorreu após entendimento entre diretores técnicos de ambas as instituições.
Mais uma vez, a UFU deseja que o diálogo com a Prefeitura Municipal seja sempre respeitoso e construtivo.
De qualquer forma, a UFU manterá a realização da Olimpíada Universitária dentro de sua disponibilidade de espaços esportivos”.
A Prefeitura de Uberlândia respondeu em nota:
“A Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) informa que suspendeu a cessão das quadras do Poliesportivo Patrimônio para a realização de jogos das Olimpíadas Universitárias no domingo (16) devido ao descumprimento de determinações estabelecidas pelo Termo de Ajuste e Autorização de Uso (consolidado pela Portaria n° 181, de 3 de outubro de 2022) por parte da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
As cláusulas descumpridas, durante os jogos de sábado (15), foram a 4.14 (Fica vedado o uso de fogos de artifício, confetes, pirotecnia, fitas e outros objetos que venham a sujar as dependências internas dos espaços cedidos) e a 4.15 (Fica vedado o uso de qualquer tipo de cola durante os treinos/jogos de handebol)”.