Cobrança anual já está em teste em dois países. Iniciativa da plataforma seria reduzir os bots e spams

rede social X, antigo Twitter, vai cobrar o acesso para novos usuários da rede social. Segundo uma reportagem da Fortune, publicado na 3ª feira (17.out), o X, do bilionário Elon Musk, começou testes da cobrança na Nova Zelândia e nas Filipinas.

Os usuários destes dois países que criarem uma nova conta na plataforma, terá de registrar o seu número de telefone e pagar a anuidade de US$ 1 para poder usar as funções básicas da rede social, como publicar conteúdo, comentar, curtir ou compartilhar publicações.

E se não quiser pagar? O usuário apenas observa, faz a leitura, segue as contas e só isso.

A mudança é parte de uma iniciativa chamada “Not a Bot”, ou Não é um robô, como estratégia de redução de spam e manipulação das informações, segundo a conta de Suporte do X.

“Este novo teste foi desenvolvido para reforçar nossos esforços já bem-sucedidos para reduzir spam, manipulação de nossa plataforma e atividade de bot, ao mesmo tempo em que equilibramos a acessibilidade da plataforma com o pequeno valor da taxa”, relata a conta da plataforma.

A empresa nega que a nova taxa seja para gerar lucros para companhia. Ano passado, Elon Musk desembolsou US$ 44 bilhões para adquirir a plataforma de redes sociais. De um ano para cá, o Twitter, passou a ser chamado de X, entrou em várias polêmicas, e Linda Yaccarino, que era executiva da rede de televisão norte-americana NBC, foi contratada por Musk para restaurar a imagem da empresa, ajudar aumentar a monetização da empresa, atraindo parcerias e gerando lucro.

SBT News