Teve início na manhã de ontem (9), em Uberlândia, o Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade, mais conhecido como Cities. No evento, são promovidas palestras, consultorias, capacitações, mostra de projetos e soluções inovadoras, apresentadas por profissionais brasileiros e estrangeiros. Ele termina nesta quinta-feira (10).
A Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia – FINIT, evento itinerante do governo do estado de Minas Gerais, aconteceu dentro do Cities.
Leonardo Dias, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo de Minas Gerais, esteve presente no evento, e disse que o grande objetivo da FINIT é ajudar a acelerar o desenvolvimento dos 17 pólos de inovação do estado.
“Nós estamos esse ambiente, onde as pessoas estão discutindo soluções reais com coisas que vão acontecer muito rápido. Então, esse papel de trazer isso mais próximo das pessoas o Cities está fazendo muito bem”, comentou.
Um dos participantes do congresso é o estudante Everton Fernandes, que acredita que o Cities é uma boa forma de conseguir aprimoramento para o mercado de trabalho.
“É um evento muito importante pra cidade e toda a região também, pra conhecer as novidades que tem no mercado, inovação, sustentabilidade. Eu acho que é um evento muito importante que acarreta pra nossa carreira grandes conhecimentos”, afirmou.
Dentro do congresso, são promovidas palestras, consultorias, capacitações, mostra de projetos e soluções inovadoras, apresentadas por profissionais brasileiros e estrangeiros. As atividades ocorrem de forma simultânea, em diversos ambientes, dentro do Bairro Granja Marileusa.
Um dos projetos apresentados no congresso foi o Fiemg Labs, de responsabilidade da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.
“A gente teve 1826 projetos do mundo inteiro que quiseram participar, e a gente selecionou 100, pra fazer uma jornada de aceleração e de interação, onde a indústria recebe, também, soluções inovadoras, propostas que reduzem o custo de fornecedores e criam uma nova cultura de inovação através das startups”, disse Fábio Veras, superintendente de desenvolvimento de novos negócios da instituição disse quem entre
O que é uma startup?
O termo startup é recente entre o mundo dos negócios e, em suma, é uma pequena empresa de crescimento acelerado, que busca seu espaço no mercado de negócios.
“Startup é uma empresa de crescimento acelerado, geralmente uma empresa sem dinheiro, em busca de espaço no mercado. Por que hoje, cada vez mais, a tecnologia é acessível a todos, há pessoas comuns que sonham, tem uma motivação muito forte e que fazem coisas extraordinárias”, complementou Fábio Veras.
Apresentação de censo
Dentro do Congresso, também foi apresentado o Censo do Ecossistema de Inovação de Uberlândia de 2017. De 137 empresas da cidade que foram consultadas na pesquisa, 58 se identificaram como startups, e que 40% delas aguardam um crescimento de 40% para 2018.
“Nos últimos anos teve um crescimento muito grande, sendo que o ano de 2016 foi o ano que mais cresceu. 2017 já está com o crescimento de 2016 e há a previsão de 45 novas startups até o final do ano. É interessante ver que os jovens estão começando a pegar essa veia empreendedora de criar novos negócios”, afirmou Gustavo Maierá, diretor de inovação da secretaria municipal de desenvolvimento econômico, inovação e turismo e um dos organizadores do evento.
Informações no local: Camila Rabelo