Os médicos paralisaram os atendimentos nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), nesta terça-feira, 27. Conforme apurado pela equipe do V9 em cada uma das unidades, a classe só está atendendo urgência e emergência. Segundo os servidores da saúde o motivo é a falta de pagamento do 13º e do Fundo de Garantia por Tempo Serviço (FGTS), que não está sendo depositado.
No total Uberlândia tem nove Unidades de Atendimento Integrado e todas aderiram à paralisação. Os enfermeiros e o setor administrativo não estão em greve. O V9 Vitoriosa entrou em contato com o Sindicato da Saúde em Uberlândia que confirmou a paralisação dos médicos e disse que a classe só vai voltar a trabalhar quando receber os salários atrasados.
As Unidades de Atenção Primária à Saúde da Família (UAPSF), não estão paralisadas, mas só estão atendendo consultas agendadas e marcações de novas consultas e exames. Os postos de saúde estão reclamando da falta de vacina e medicamentos.
A Prefeitura de Uberlândia informou por meio de nota que não foi oficialmente comunicada pelo sindicato dos profissionais da saúde sobre a realização de paralisação nas unidades de saúde do município na data de hoje (27).
A Fundasus informou em Nota que a diretoria não foi notificada de nenhuma paralisação nas unidades de saúde.
A Missão Sal da Terra está empenhada em garantir o atendimento dos cidadãos nas unidades que administra. A Superintendência da Saúde da Missão está em contato direto com o Sindicato dos Trabalhadores afim de manter o atendimento dentro das determinações legais.