Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) de Uberlândia paralisaram o atendimento na manhã desta sexta-feira, 22. No total seis unidades estão paralisadas, atendendo somente urgência e emergência. O Site V9 Vitoriosa entrou em contato com a Secretaria de Saúde que confirmou a paralisação.

O motivo da greve é por salários, férias e 13º atrasados. Os servidores também reclamam que não estão tendo materiais e medicações para trabalhar. A Missão Sal da Terra afirmou por telefone que as UAIs Pampulha e São Jorge não aderiram à greve, mas estão atendendo somente urgência emergência pela superlotação.

As Unidades de Atenção Primária à Saúde da Família (UAPSF), antigas UBSFs estão com atendimento normal. Os servidores estão trabalhando por escala até o fim do ano. O V9 Vitoriosa entrou em contato por telefone com o presidente do Sindicato da saúde, Ronaldo Souza, que afirmou que está apoiando a greve e aguardando o repasse do salário do mês de novembro cair em conta para convocar uma assembleia com toda a classe de servidores.

A Prefeitura de Uberlândia está com previsão de pagamento do salário do mês de novembro para este sábado, 23, para as seis Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) administradas pela Fundação Maçônica e Fundasus. O 13º está previsto para ser pago na semana que vem.

Os servidores ainda não informaram se o atendimento vai voltar ao normal assim que o salário cair em conta, ou se só será possível quando o 13º for pago por completo.

Nota

A Fundasus informa que as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) mantém o atendimento à população para casos de urgência e emergência e que não existe insuficiência na escala dos médicos nas unidades.

Esclarece ainda que as unidades continuarão a disponibilizar toda a capacidade operacional que possuem no atendimento da população e que todos os pacientes classificados serão atendidos de acordo com os critérios que determinam o fluxo de atendimento nas urgências e emergências.

Nota Prefeitura

A Secretaria de Finanças informa que o pagamento de parte dos servidores da saúde, ainda não foi feito, porque o Município não recebeu repasse de verbas do Fundo Nacional da Saúde, que é de responsabilidade do Governo Federal. Todos os esforços estão sendo feitos para que o pagamento dos salários aconteça o mais rápido possível.

Prefeitura programa pagamento de 13º salário para servidores

Com relação aos demais servidores, a Prefeitura de Uberlândia espera quitar até a próxima semana, pois nos últimos dias foi obrigada a investir mais de R$ 12 milhões em recursos próprios, para suprir o atraso de repasses do Fundo Nacional de Saúde, que é de responsabilidade do Governo Federal e até repasses em atraso do Governo Estadual, principalmente em relação ao custeio do Hospital Municipal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *