(Imagem: PMMG/Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira, 24, foi realizado o lançamento do Projeto + Segurança no Campo. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar no geoprocessamento das propriedades rurais, cadastradas através das coordenadas geográficas de cada propriedade, que agilizará a chegada mais rápida da Polícia Militar (PM) nas propriedades após o acionamento da viatura policial.

Trata-se de um projeto de prevenção da PM em parceria com os produtores rurais de Uberaba e região que propõe uma mudança de comportamento tendo como objetivo aumentar a segurança, melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover a paz social no campo.

Na ocasião, a 5ª Região da Polícia Militar recebeu o Secretário de Justiça e Segurança Pública, General Mário Lucio Alves de Araújo. A abertura do evento foi feita pelo Cel Peres que fez sua explanação a todos os presentes mostrando que a ideia central do projeto é que na impossibilidade da polícia estar em todos os locais ao mesmo tempo, os próprios moradores se organizem, conhecendo os seus vizinhos e interagindo com eles de forma solidária atuando como “Câmeras Vivas”. Os moradores formam laços com os vizinhos, combinam códigos e estratégias e estabelecem uma comunicação entre si e com a polícia militar, que é acionada quando os parceiros identificarem uma atitude suspeita (pessoas/veículos). O objetivo do projeto é criar e fortalecer a rede de vizinhos com a ampliação de participantes e divulgação de informações inerentes à segurança pública.

Após as palestras o Cel Peres e o Secretário, General Mário Lúcio, fizeram uma visita ao COPOM onde estão projetadas as câmaras de OCR instaladas nas rodovias e estradas vicinais que fiscalizam os veículos que trafegam pelo local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *