Fabricado na Suíça, ele será importado e distribuído no Brasil pronto para uso
Pouco mais de duas semanas após aprovar o Canabidiol Verdemed 23,75 mg/mL, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu, nesta 6ª feira (17.dez), autorização sanitária a outro produto medicinal à base de Cannabis, conhecida principalmente pelo uso na produção da maconha. Trata-se do Extrato de Cannabis Sativa Alafiamed 200 mg/mL, que leva em sua composição uma série de substâncias extraídas da planta.
Fabricado na Suíça, é o nono produto com essa base aprovado pela autarquia e será importado e distribuído no Brasil pronto para uso. De acordo com a Anvisa, a comercialização será feita — sob prescrição médica — em farmácias e drogarias, onde poderá ser encontrado na forma de solução em gotas, contendo 50 mg/mL de canabidiol (CBD).
A agência acrescenta que o controle e monitoramento — pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) — de extratos vegetais como o recém-aprovado são importantes, entre outros motivos, porque esses produtos podem conter várias substâncias ativas com potencial de agir por diferentes mecanismos no organismo do usuário. Para garantir o uso seguro desses extratos, os fabricantes e a Anvisa verificam ainda se não há contaminantes nos produtos.
Veja a lista dos nove produtos à base de Cannabis já aprovados pela Anvisa:
– Canabidiol Prati-Donaduzzi (20 mg/mL; 50 mg/mL e 200 mg/mL).
– Canabidiol NuNature (17,18 mg/mL).
– Canabidiol NuNature (34,36 mg/mL).
– Canabidiol Farmanguinhos (200 mg/mL).
– Canabidiol Verdemed (50 mg/mL).
– Extrato de Cannabis sativa Promediol (200 mg/mL).
– Extrato de Cannabis sativa Zion Medpharma (200 mg/mL).
– Canabidiol Verdemed (23,75 mg/mL).
– Extrato de Cannabis sativa Alafiamed (200 mg/mL).