Um campeonato regional de futsal organizado pela Prefeitura de Prata em um ginásio municipal foi palco de uma grave confusão no município, que culminou com a prisão em flagrante de uma pessoa. Imagens que circulam nas redes sociais mostram os momentos de tensão que tomaram conta do evento esportivo: a desordem, que começou nas arquibancadas, rapidamente se espalhou para a quadra, gerando correria entre torcedores e jogadores.
Os vídeos registram a ação de policiais militares tentando conter o tumulto generalizado. É possível ver um dos agentes utilizando o spray de pimenta para dispersar o público e, em meio à confusão, um disparo de arma de fogo sendo efetuado para o alto.
As imagens também flagram o momento em que uma mulher é contida pelos policiais: ela é arrastada, jogada ao chão e, em seguida, um dos militares lhe desfere um chute; enquanto outro volta a usar o spray de pimenta. A mulher tenta se levantar, mas cai novamente e é retirada do local pelos militares.
Em nota oficial, a Polícia Militar (PM) informou que foi acionada pela equipe de arbitragem do jogo após torcedores começarem a arremessar objetos contra jogadores da equipe visitante. A corporação esclareceu que, durante a atuação policial, uma pessoa teria ofendido os militares e foi presa em flagrante por desacato.
Ainda segundo a PM, no momento da prisão, o público tentou impedir a ação policial e investiu contra a guarnição. Diante da situação, os militares afirmaram que foi necessário o uso progressivo e proporcional da força para conter o tumulto. A corporação também informou que todos os envolvidos no incidente receberam atendimento médico.
O prefeito de Prata afirmou que estava presente no ginásio municipal no momento da confusão e ressaltou que o episódio não ocorreu por falta de segurança no local, indicando que o problema foi pontual e causado pela ação dos envolvidos. As autoridades devem investigar o uso da força e as circunstâncias do disparo efetuado.
Veja a reportagem completa:
