Presidente da UNE cobrou explicações do Ministério da Educação

Após uma falha técnica no site do SiSU, o sistema de seleção unificada para universidades públicas, candidatos que antes tinham sido aprovados, acabaram ficando fora da lista final. São vários os relatos de quem já tinha até comemorado a conquista da vaga, mas acabou se decepcionando.

A estudante Priscila Okuno aguardava ansiosamente pela vaga numa universidade pública. Na terça-feira, ela acessou o site do SiSU e comemorou a aprovação em Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais.

“Só queria saber de comemorar. Avisei a família inteira, os amigos. Foi maior felicidade”, disse Priscila,

Mas logo o site saiu do ar, segundo o Ministério da Educação (MEC), por falhas técnicas. E, quando voltou, na noite de quarta-feira, veio a decepção: Priscila não estava mais entre os classificados.

“Foi um choque de realidade. O que mais me impactou foi essa mudança do nada”, disse a estudante.

Nas redes sociais, outros jovens também se manifestaram sobre a mudança no resultado. A União Nacional dos Estudantes (UNE) recebeu vários relatos parecidos e notificou, mais uma vez, o Ministério da Educação.

Manuella Mirella, presidente da UNE, afirmou: “Que eles façam um pronunciamento público, porque os estudantes merecem isso. Ao menos entenderem o que houve e ficarem tranquilos sobre quais são as medidas que o Ministério da Educação e o Inep estão tomando para garantir que esse erro não ocorra novamente.”

O MEC não se manifestou sobre a diferença entre os resultados publicados até a publicação dessa reportagem.

Com o atraso na divulgação do resultado do SiSU, o MEC decidiu adiar o período de matrículas dos aprovados, que será aberto nesta sexta-feira (2). O prazo encerra no dia 7. A inscrição no Prouni, que oferece bolsas em instituições privadas, também mudou e foi prorrogada até 2 de fevereiro.

SBT News