Os nomeados que não desejarem atuar no dia 6 de outubro devem se dirigir ao cartório eleitoral para recusar o posto

O prazo para divulgação dos nomeados para atuar como mesários nas eleições deste ano terminou nesta quarta-feira (7). Os inscritos já podem consultar se foram convocados.

O mesmo vale para aqueles que se candidataram a oferecer apoio logístico ou participar do teste de integridade das urnas eletrônicas.

Para verificar a convocação, os inscritos devem entrar em contato com o cartório eleitoral ou consultar o Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu respectivo Estado. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível acessar os links e telefones dos tribunais regionais.

Os editais, cuja publicação é de responsabilidade dos juízes eleitorais, permitem que partidos políticos e federações partidárias contestem as nomeações no prazo de até cinco dias.

Nesse mesmo período, as pessoas nomeadas que não desejarem atuar no dia 6 de outubro devem se dirigir ao cartório eleitoral para recusar o posto.

A Justiça Eleitoral tem dois dias para responder ao pedido, com a possibilidade de recurso aos tribunais regionais eleitorais, que têm três dias para se manifestar.

O prazo para nomeações de seções em presídios e unidades de internação de menores se estende até 30 de agosto.

Itatiaia