Nova seleção será baseada nas notas obtidas no Enem; chamada única sai dia 30 de novembro

O Ministério da Educação libera, nesta sexta- feira (17.nov), o período de inscrições do processo seletivo para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo a pasta, o procedimento deve ser realizado exclusivamente por meio do portal Acesso Único, de forma gratuita. A oferta prevista é de 60 mil vagas.

Podem se inscrever no processo seletivo todos os estudantes com matrícula ativa, na condição de cursando regularmente o mesmo curso, turno e localidade da instituição de ensino participante do Fies. Os interessados também precisam atender às demais exigências do programa, como a de possuir renda familiar mensal per capita de até três salários-mínimos (R$ 3.960).

Diferente de edições passadas do Fies para vagas remanescentes, quando a seleção era feita por ordem das inscrições no sistema, a nova convocação seguirá as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota mínima exigida é de 450 pontos na média das cinco provas do exame, bem como nota superior a zero na prova de redação.

Quem for selecionado poderá contratar o financiamento já com abrangência a partir de julho de 2023. Ou seja, com o Fies Vagas Remanescentes, todo o segundo semestre de 2023 poderá ser financiado, mesmo para quem não está em situação de inadimplência na instituição de ensino. Neste caso, o estudante pode até reaver valores já pagos durante esse período, se preferir.

Confira o cronograma completo:

O Fies é um programa que financia parte das mensalidades do estudante em universidades privadas. O crédito, que deve ser quitado após a formatura, pode cobrir de 50% (bolsa parcial) a 100% (bolsa integral) do curso, com juros dependendo da renda familiar do candidato. As vagas remanescentes são aquelas cujos financiamentos não foram contratados no processo de seleção regular.

SBT News