Carta aos acionistas relata que no próximo trimestre serviço ainda pode perder mais de 2 milhões de clientes

O serviço de streaming Netflix anunciou que sua base de assinantes caiu pela primeira vez em mais de 10 anos. Com isso, a empresa perdeu 200 mil assinantes entre janeiro e março deste ano, segundo seu relatório trimestral de lucros divulgado na terça (20.abr). Com isso, suas ações caíram 25%.

Além disso, é a primeira vez também que a empresa perde assinantes após disponibilizar o serviço pelo mundo após 6 anos. Uma das causas da perda de assinantes foi seu protesto ao se retirar da Rússia, por causa da guerra na Ucrânia. Com isso, a Netflix perdeu 700 mil assinantes. “Nosso crescimento de receita desacelerou consideravelmente”, relata trecho da carta aos acionistas.

A queda de assinantes afetou os lucros da Netflix no primeiro trimestre deste ano. A baixa foi de 6% em relação a 2020, chegando a US$ 1,6 bilhão. Já a receita subiu 10% em 2021, chegando perto de US$ 7,9 bilhões.

A empresa de streaming não conta com um horizonte favorável. Pois, ainda reconhece que poderá perder mais 2 milhões de assinantes no próximo trimestre que está em andamento — entre abril e junho.

Em janeiro, a Netflix anunciou o primeiro crescimento de assinatura em dois anos. No entanto, a empresa ressaltou que perdeu 600 mil clientes nos Estados Unidos e no Canadá por conta da mudança do preço da assinatura do serviço.

Caso a Netflix continue com suas ações desvalorizadas durante o pregão desta 4ªfeira (20.abr), a companhia de Los Gatos, na California, vai perder mais de US$ 150 bilhões de valor de mercado em quatro meses.

Fim do compartilhamento de senhas, serviço mais barato com anúncios

No entanto, um dos culpados pelo desempenho ruim dos lucros serviço de streaming, segundo a Netflix, seria o compartilhamento de senhas. A projeção da empresa é que parte dos 222 milhões de pagantes estariam compartilhando as senhas com outros 100 milhões de domicílios. Com isso, a empresa aponta como uma dificuldade no crescimento em outros mercados.

Na carta aos acionistas, a Netflix cita que já está fazendo testes para monetizar esses usuários extras, buscando cobrar uma taxa extra, como ponto adicional em tv por assinatura, permitindo que os assinantes possam adicionar até 2 pessoas que moram fora de casa por meio deste pagamento a mais.

Chile, Peru e Costa Rica são os países em que a plataforma testa a novidade.

A Netflix anunciou também outras medidas, como criar um serviço de assinatura mais barato, apoiada por publicidade.

“Esta é uma grande oportunidade, pois essas famílias já estão assistindo Netflix e aproveitando nosso serviço. O compartilhamento provavelmente ajudou a impulsionar nosso crescimento, fazendo com que mais pessoas usassem a Netflix”, explica trecho da carta.

Outro caminho que a Netflix visa para atrair mais assinantes, a companhia aposta também em se tornar uma plataforma de videogame. O serviço foi lançado ano passado. Um dos anúncios feitos foi o lançamento de um jogo para celular e de uma série animada em parceria com a Exploding Kittens.

 

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