Anatel disse que a restrição ao acesso ao aplicativo de Elon Musk segue conforme o determinado pelo STF; a corte superior apura os casos

No começo da manhã desta quarta-feira (18), diversos usuários de internet relataram que a rede social X (antigo Twitter) está sendo acessada sem restrições nos navegadores e para quem usa os celulares Android e iOS.

A reportagem do SBT News entrou em contato com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para entender se a rede social foi liberada, e a agência reguladora informou em nota que respondeu:

“Não houve alteração da decisão. Estamos verificando os casos informados.”

O Supremo Tribunal Federal (STF) também foi procurado pela reportagem e respondeu o seguinte:

“O Supremo Tribunal Federal (STF) está checando a informação sobre o acesso ao X por parte de alguns usuários. Aparentemente é apenas uma instabilidade no bloqueio de algumas redes”.

Quem usar fica sujeito a multa pesada

Embate entre Musk e o Judiciário revisita reflexões importantes sobre o cumprimento de normas e regras e seu impacto nas empresas | Montagem/SBT News/Cido Coelho
Embate entre Musk e o Judiciário revisita reflexões importantes sobre o cumprimento de normas e regras e seu impacto nas empresas | Montagem/SBT News/Cido Coelho

Em 30 de agosto, o ministro do STF Alexandre de Moraes ordenou a suspensão no X (antigo Twitter) no BrasilA decisão do ministro foi tornada pública por volta das 16h40.

A ordem de Moraes determina “a suspensão imediata, completa e integral do funcionamento” da rede social em território nacional.

Alexandre de Moraes determinou multa diária de R$ 50 mil a pessoas e empresas que usem métodos tecnológicos para burlar o bloqueio do X no Brasil, com o uso, por exemplo, de VPN.

Segundo a decisão do ministro, o X deve ficar fora do ar até que as ordens judiciais emitidas pelo STF sejam cumpridas, as multas pagas e a empresa indique um representante no Brasil.

SBT News