Partida será realizada nesta segunda-feira (6), em São Januário, pela 32ª rodada do Brasileirão

Um jogo com tradição e extremamente decisivo para ambas equipes. Esta é a definição do próximo clássico entre Vasco e Botafogo, que acontecerá nesta segunda-feira (6), em São Januário. Para o Glorioso, a partida pode definir uma vantagem e um respiro na liderança do Brasileirão. Do lado do Cruzmaltino, é o rebaixamento que está em jogo.

A vantagem que já foi de 13 pontos para o segundo colocado se foi. O Botafogo segue líder do Campeonato Brasileiro com 59 pontos, mas o Palmeiras possui a mesma pontuação. E não é só o time paulistano que preocupa o clube da Estrela Solitária, já que o Red Bull Bragantino está colado na terceira colocação com 58 pontos e é seguido de perto pelo Grêmio, com 56.

Uma vitória coloca o Glorioso com 62 e dá um novo fôlego ao time após a chocante derrota por 4 a 3 para o Verdão, na última quarta-feira (1), no Estádio Nilton Santos, de virada. O Botafogo, que já era contestado por parte de sua torcida devido a campanha abaixo no segundo turno do Campeonato Brasileiro, ganhou ainda mais preocupações após conseguir perder a partida para o vice-líder depois de emplacar 3 a 0 no primeiro tempo. A esperança do Alvinegro é de que este possível triunfo no Clássico da Amizade o traga de volta aos trilhos.

Apesar de estar empatado em pontos com o Palmeiras, o Botafogo ainda joga na rodada e também tem uma partida adiada, contra o Fortaleza. Portanto, nem tudo está perdido. No entanto, o sinal de alerta para o clube deve ficar ligado, ainda mais nesta rodada em que Palmeiras, Red Bull Bragantino e Grêmio venceram.

Do lado do Vasco, a disputa é contra a zona de rebaixamento. Na 18ª colocação com 34 pontos, o clube pode deixar o Z4 caso vença o rival dentro de casa. Um triunfo do Cruzmaltino deixa a equipe com 37 pontos, empatado com Cruzeiro, Santos – que entra em campo contra o Cuiabá, logo após o Clássico da Amizade – e Bahia. Porém, este resultado deixaria o time carioca com 10 vitórias, uma a mais que a Raposa, que terminaria a rodada na 17ª colocação pelo critério de desempate.

A favor do time da casa está o retrospecto histórico do clássico. Em um total de 316 jogos contra o Botafogo, o Vasco tem 133 vitórias, 95 empates e só 88 derrotas. Além disso, o Cruzmaltino contará com o apoio de sua torcida em seu tradicional estádio São Januário.

SBT Sports